metadataTrad.dc.contributor.author |
Müller, Victoria Dani; |
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes |
http://lattes.cnpq.br/1477790048879885; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor |
Barauna, Debora; |
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes |
http://lattes.cnpq.br/6098263490478903; |
metadataTrad.dc.publisher |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
metadataTrad.dc.publisher.initials |
Unisinos; |
metadataTrad.dc.publisher.country |
Brasil; |
metadataTrad.dc.publisher.department |
Escola da Indústria Criativa; |
metadataTrad.dc.language |
pt_BR; |
metadataTrad.dc.title |
Colmeia design estratégico: ferramenta orientada às abordagens críticas de design para repensar a sustentabilidade na moda; |
metadataTrad.dc.description.resumo |
Esta pesquisa apresenta um caráter qualitativo e exploratório sobre abordagens críticas de design para a sustentabilidade na indústria da moda. Tendo como problema de pesquisa a seguinte questão: Como as abordagens críticas de design, aliadas ao design estratégico, podem auxiliar designers de moda a refletirem criticamente sobre os seus projetos e os impactos ocasionados pela indústria, buscando abordagens disruptivas em busca da sustentabilidade? Para tanto objetivou-se desenvolver uma ferramenta de design estratégico que considere abordagens críticas de design nos processos de design de moda visando a inserção de modos de produção e consumo sustentáveis na moda. Como método, foi utilizado primeiramente a técnica de pesquisa bibliográfica, a fim de problematizar o contexto da pesquisa e estudar as abordagens críticas especulativas, os processos de desenvolvimento de coleção na moda, as abordagens sustentáveis e o design estratégico. A partir da pesquisa inicial foi desenvolvida uma ferramenta baseada no conceito de cartas de prompts, a Colmeia Design Estratégico, sendo um conjunto de
cartas em formato hexagonal com objetivo incentivar a especulação e o pensamento crítico em relação à moda, e auxiliar no desenvolvimento de soluções sustentáveis para a moda. A ferramenta foi experimentada primeiramente em um piloto, e depois em um workshop. Após o piloto foram feitas algumas alterações na ferramenta, como a inserção de cartas que apresentam os pilares da sustentabilidade, a inserção de texto nas cartas que continham apenas imagens, e o desenvolvimento de materiais preparatórios para a dinâmica como um vídeo sobre o contexto da indústria da moda atual e uma apresentação sobre o funcionamento da ferramenta. Assim, a ferramenta utilizada no workshop continha 46 cartas, distribuídas em 6 categorias: cartas especulativas, propósito, carta curinga, experimentação e prototipação, abordagens críticas, definição de produto serviço. Por meio do workshop, foi possível observar como a ferramenta desenvolvida auxiliou ao longo das discussões, possibilitando momentos de abertura projetual, incentivando a reflexão sobre diversos problemas que permeiam o mundo da moda. Após o workshop foram realizadas novas alterações na ferramenta, dessa vez distribuindo as cartas em três níveis: ver, prever e fazer ver. E em cinco categorias: especulação; propósito; ferramentas e abordagens; atores e feedbacks. Além disso foram
inseridas novas cartas, como cartas que apresentavam conceitos de diferentes economias, e as cartas curingas foram distribuídas dentro de todas as categorias. A
categoria feedback foi inserida para guiar os participantes ao longo da dinâmica, tornando o momento mais intuitivo e lembrando-os de utilizarem todas as cartas. Essas alterações foram realizadas com intuito de transformar a ferramenta em um sistema gamificado, inserindo elementos dos games para tornar a dinâmica mais intuitiva e interessante para os participantes. Por fim, a ferramenta mostrou-se capaz de proporcionar momentos de abertura projetual na moda, visando observar novos problemas e soluções sustentáveis, por meio do pensamento crítico e da especulação.; |
metadataTrad.dc.description.abstract |
This research presents a qualitative and exploratory character on critical design approaches for sustainability in the fashion industry. The research problem is as follows: How can critical design approaches, combined with strategic design, assist fashion designers in critically reflecting on their projects and the impacts caused by the industry, seeking disruptive approaches towards sustainability? The objective was to develop a strategic design tool that considers critical design approaches in fashion design processes aiming to integrate sustainable production and consumption modes in fashion. The method used firstly involved bibliographic research to problematize the research context and study speculative critical approaches, collection development processes in fashion, sustainable approaches, and strategic design. Based on the initial research, a tool called the "Colmeia Strategic Design" was developed, based on the concept of prompt cards. It consists of a set of hexagonal cards aimed at encouraging speculation and critical thinking
regarding fashion while assisting in the development of sustainable solutions for the fashion industry. The tool was first tested in a pilot and then in a workshop. After the pilot, some changes were made to the tool, including the addition of cards presenting sustainability principles, adding text to image-only cards, and developing preparatory
materials such as a video on the current fashion industry context and a presentation on how the tool works. The workshop tool contained 46 cards distributed into 6 categories: speculative cards, purpose, wildcard, experimentation and prototyping, critical approaches, and product/service definition. Through the workshop, it was observed how the developed tool aided discussions, enabling moments of design openness and encouraging reflection on various issues in the fashion world. After the workshop, further changes were made to the tool, this time dividing the cards into three levels: see, predict, and make see, and into five categories: speculation; purpose; tools and approaches; actors and feedback. Additionally, new cards were added, such as cards presenting concepts of different economies, and wildcard cards were distributed across all categories. The feedback category was added to guide participants throughout the dynamics, making the moment more intuitive and reminding them to use all the cards. These changes were made to transform the tool into a gamified system, incorporating elements from games to make the dynamics more intuitive and engaging for participants. Finally, the tool proved capable of providing moments of design openness in fashion, aiming to observe new problems and sustainable solutions through critical thinking and speculation.; |
metadataTrad.dc.subject |
Design; Sustentabilidade; Moda; Sustainability; Fashion; |
metadataTrad.dc.subject.cnpq |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial; |
metadataTrad.dc.type |
Dissertação; |
metadataTrad.dc.date.issued |
2023-12-12; |
metadataTrad.dc.description.sponsorship |
Nenhuma; |
metadataTrad.dc.rights |
openAccess; |
metadataTrad.dc.identifier.uri |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12990; |
metadataTrad.dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação em Design; |