Abstract:
Esta pesquisa apresenta um caráter qualitativo e exploratório sobre abordagens críticas de design para a sustentabilidade na indústria da moda. Tendo como problema de pesquisa a seguinte questão: Como as abordagens críticas de design, aliadas ao design estratégico, podem auxiliar designers de moda a refletirem criticamente sobre os seus projetos e os impactos ocasionados pela indústria, buscando abordagens disruptivas em busca da sustentabilidade? Para tanto objetivou-se desenvolver uma ferramenta de design estratégico que considere abordagens críticas de design nos processos de design de moda visando a inserção de modos de produção e consumo sustentáveis na moda. Como método, foi utilizado primeiramente a técnica de pesquisa bibliográfica, a fim de problematizar o contexto da pesquisa e estudar as abordagens críticas especulativas, os processos de desenvolvimento de coleção na moda, as abordagens sustentáveis e o design estratégico. A partir da pesquisa inicial foi desenvolvida uma ferramenta baseada no conceito de cartas de prompts, a Colmeia Design Estratégico, sendo um conjunto de
cartas em formato hexagonal com objetivo incentivar a especulação e o pensamento crítico em relação à moda, e auxiliar no desenvolvimento de soluções sustentáveis para a moda. A ferramenta foi experimentada primeiramente em um piloto, e depois em um workshop. Após o piloto foram feitas algumas alterações na ferramenta, como a inserção de cartas que apresentam os pilares da sustentabilidade, a inserção de texto nas cartas que continham apenas imagens, e o desenvolvimento de materiais preparatórios para a dinâmica como um vídeo sobre o contexto da indústria da moda atual e uma apresentação sobre o funcionamento da ferramenta. Assim, a ferramenta utilizada no workshop continha 46 cartas, distribuídas em 6 categorias: cartas especulativas, propósito, carta curinga, experimentação e prototipação, abordagens críticas, definição de produto serviço. Por meio do workshop, foi possível observar como a ferramenta desenvolvida auxiliou ao longo das discussões, possibilitando momentos de abertura projetual, incentivando a reflexão sobre diversos problemas que permeiam o mundo da moda. Após o workshop foram realizadas novas alterações na ferramenta, dessa vez distribuindo as cartas em três níveis: ver, prever e fazer ver. E em cinco categorias: especulação; propósito; ferramentas e abordagens; atores e feedbacks. Além disso foram
inseridas novas cartas, como cartas que apresentavam conceitos de diferentes economias, e as cartas curingas foram distribuídas dentro de todas as categorias. A
categoria feedback foi inserida para guiar os participantes ao longo da dinâmica, tornando o momento mais intuitivo e lembrando-os de utilizarem todas as cartas. Essas alterações foram realizadas com intuito de transformar a ferramenta em um sistema gamificado, inserindo elementos dos games para tornar a dinâmica mais intuitiva e interessante para os participantes. Por fim, a ferramenta mostrou-se capaz de proporcionar momentos de abertura projetual na moda, visando observar novos problemas e soluções sustentáveis, por meio do pensamento crítico e da especulação.