Autor |
Andrade, Pedro Henrique de Barros Gabriel; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/0199890937279326; |
Orientador |
Gomez de la Torre, Alberto Efendy Maldonado; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/0850914521365876; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Dinâmicas comunicativas na autoapresentação de adolescentes no Instagram: intimidade, privacidade e visibilidade em performances de si; |
Resumo |
Este trabalho busca investigar o que compreendemos enquanto dinâmicas comunicativas na autoapresentação de adolescentes beneficiários de um projeto social de uma organização não-governamental da zona sul paulistana (Vocação) a partir de suas compreensões e ideações sobre intimidade, privacidade e visibilidade, valendo-se da performance como eixo analítico e tensionamento teórico. Como conceitos operativos buscamos nos apropriar de debates fundantes sobre identidade, intimidade e também à performance, além de suas vinculações e atravessamentos à hodiernidade, considerando os espaços digitais e as especificidades das ambiências plataformizadas, junto a todas as suas tensões e contradições infraestruturais e materiais. Para chegar aos objetivos almejados, buscamos na perspectiva transmetodológica, uma maneira de mesclar métodos, produzindo artesanalmente um modo de perceber e vislumbrar o fenômeno a partir de: 1) questionários online, 2) entrevistas semi-estruturadas e
3) inspirações etnográficas, os quais consideramos compreender sob nomenclaturas particulares; sentidas e percebidas a partir das processualidades deste trabalho. Notamos, nos usos e apropriações de seis adolescentes, que os consumos são idiossincráticos mesmo quando correlacionados do ponto de vista prático; nota-se que: 1) há uma preocupação crescente em dimensões laborais de/na construção e performance de si nas plataformas, 2) que a visibilidade é gerenciada e altamente refletida, 3) que os/as sujeitos/as se apropriam das funcionalidades para obter mais controle sobre quem pode ver o que eles publicizam e 4) que podemos ler as performances a partir de ritualidades das ações como privações de conta, ocultamentos de publicação, criação de novos perfis e mesmo na utilização de affordances propostas pela plataforma.; |
Abstract |
This work seeks to investigate what we understand as communicative dynamics in the self-presentation of adolescents who benefit from a social project run by a non-governmental organization in the south of São Paulo (Vocação) based on their understandings and ideas about intimidation, privacy and visibility, using the performance as an analytical axis and theoretical tension. As operative concepts, we seek to appropriate fundamental debates about identity, intimacy and also performance, in addition to their links and crossings with modernity, considering digital spaces and the specificities of platformed environments, along with all their infrastructural and material tensions and contradictions. To reach the desired objectives, we seek from a transmethodological perspective, a way to mix methods, producing by hand a way of perceiving and envisioning the specific from: 1) online questionnaires, 2) semi-structured interviews and 3) ethnographic inspirations, which we consider understanding under particular nomenclatures; felt and perceived from the proceduralities of this work. We noticed, in the uses and appropriations of six teenagers, that consumptions are idiosyncratic even when correlated from a practical point of view; note that: 1) there is a growing concern in labor dimensions of/in the construction and performance of self on platforms, 2) that visibility is managed and highly reflected, 3) that subjects appropriate functionalities to obtain more control over who can see what they publish and 4) that we can read the performances based on ritualities of actions such as account deprivation, publication concealment, creation of new profiles and even the use of affordances proposed by the platform; |
Palavras-chave |
Performance; Intimidade; Visibilidade; Privacidade; Instagram; Intimacy; Visibility; Privacy; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2024-01-19; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12987; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação; |