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Comunicação interna na gestão de equipes: um estudo de caso em instituições de ensino superior municipais do estado de Goiás

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Autor Correia, Darlene dos Reis;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4952140986039389;
Orientador Freitas Junior, José Carlos da Silva;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9070894806445071;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Comunicação interna na gestão de equipes: um estudo de caso em instituições de ensino superior municipais do estado de Goiás;
Resumo Esta pesquisa buscou demonstrar como as práticas de comunicação interna podem contribuir na gestão das equipes das instituições de ensino superior pública municipais do Estado de Goiás. Os objetivos do estudo foram: Identificar as práticas de comunicação interna das IES; compreender as mudanças ocorridas na comunicação interna das IES; analisar as práticas mais efetivas de comunicação interna na gestão das equipes das IES; propor ações para melhoria da comunicação interna. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, operacionalizada por meio de entrevista online utilizando a ferramenta Microsoft Teams, sob abordagem semiestruturada com gestores das Instituições. Para a análise dos dados, foi empregada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que a pandemia da COVID-19 ressaltou a importância da comunicação interna para o engajamento dos funcionários, aumento da produtividade e promoção de um ambiente organizacional positivo, sendo indispensável para uma eficaz gestão de equipes. Pois a comunicação interna no ambiente organizacional envolve interações entre os membros da organização, utilizando tecnologia ou não, com os objetivos de ouvir, informar, mobilizar, educar e manter a harmonia interna, tudo envolvendo informações, ideias, emoções e opinião dos pares. Instituições de ensino, como as do Estado de Goiás, enfrentaram desafios inéditos, como a rápida transição para o ensino à distância. Conclui-se que canais e meios de comunicação claros e tempestivos se mostraram essenciais para garantir a continuidade acadêmica e administrativa. A pesquisa também identificou barreiras à comunicação eficiente, como diversidade de canais, falhas na disseminação de informações e ausência de estratégias claras. Por fim, foram apresentados direcionamentos, incluindo a implementação de um sistema de comunicação interna, adoção de tecnologias como intranet, criação de um departamento especializado, treinamento de funcionários e a instituição de políticas claras de comunicação, acompanhadas de sistemas de feedback e revisão constante. Tais resultados da pesquisa, denotam a importância de uma comunicação interna eficiente para uma eficiente gestão de pessoas.;
Abstract This study sought to demonstrate how internal communication practices can contribute to the management of teams in municipal public higher education institutions in the State of Goiás. The objectives of the study were: To identify the internal communication practices of the HEIs; understand the changes that have occurred in the internal communication of the HEIs; analyze the most effective internal communication practices in the management of the HEIs teams; propose actions for improving internal communication. To this end, a qualitative exploratory research was carried out, operationalized through an online interview using the Microsoft Teams tool, under a semi-structured approach with managers of the Institutions. For data analysis, the content analysis technique was used. The results show that the COVID-19 pandemic highlighted the importance of internal communication for employee engagement, increased productivity, and promotion of a positive organizational environment, being indispensable for effective team management. Because internal communication in the organizational environment involves interactions between members of the organization, using technology or not, with the objectives of listening, informing, mobilizing, educating, and maintaining internal harmony, all involving information, ideas, emotions, and peer opinion. Educational institutions, such as those in the State of Goiás, faced unprecedented challenges, such as the rapid transition to distance learning. It is concluded that clear and timely communication channels and means have proven essential to ensure academic and administrative continuity. The research also identified barriers to efficient communication, such as diversity of channels, failures in information dissemination, and absence of clear strategies. Finally, directions were presented, including the implementation of an internal communication system, adoption of technologies such as intranet, creation of a specialized department, employee training, and the institution of clear communication policies, accompanied by feedback systems and constant review. Such research results denote the importance of efficient internal communication for efficient people management.;
Palavras-chave Barreiras na comunicação; Desafios na comunicação; Instituições municipais de ensino superior; Ferramentas de comunicação; Canais de comunicação; Communication barriers; Communication challenges; Municipal higher education institutions; Communication tools; Communication channels;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2023-10-31;
Agência de fomento Universidade de Rio Verde (UniRV);
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12943;
Programa Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios;


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