Resumen:
Esta pesquisa buscou demonstrar como as práticas de comunicação interna podem contribuir na gestão das equipes das instituições de ensino superior pública municipais do Estado de Goiás. Os objetivos do estudo foram: Identificar as práticas de comunicação interna das IES; compreender as mudanças ocorridas na comunicação interna das IES; analisar as práticas mais efetivas de comunicação interna na gestão das equipes das IES; propor ações para melhoria da comunicação interna. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, operacionalizada por meio de entrevista online utilizando a ferramenta Microsoft Teams, sob abordagem semiestruturada com gestores das Instituições. Para a análise dos dados, foi empregada a técnica de análise de conteúdo. Os resultados evidenciam que a pandemia da COVID-19 ressaltou a importância da comunicação interna para o engajamento dos funcionários, aumento da produtividade e promoção de um ambiente organizacional positivo, sendo indispensável para uma eficaz gestão de equipes. Pois a comunicação interna no ambiente organizacional envolve interações entre os membros da organização, utilizando tecnologia ou não, com os objetivos de ouvir, informar, mobilizar, educar e manter a harmonia interna, tudo envolvendo informações, ideias, emoções e opinião dos pares. Instituições de ensino, como as do Estado de Goiás, enfrentaram desafios inéditos, como a rápida transição para o ensino à distância. Conclui-se que canais e meios de comunicação claros e tempestivos se mostraram essenciais para garantir a continuidade acadêmica e administrativa. A pesquisa também identificou barreiras à comunicação eficiente, como diversidade de canais, falhas na disseminação de informações e ausência de estratégias claras. Por fim, foram apresentados direcionamentos, incluindo a implementação de um sistema de comunicação interna, adoção de tecnologias como intranet, criação de um departamento especializado, treinamento de funcionários e a instituição de políticas claras de comunicação, acompanhadas de sistemas de feedback e revisão constante. Tais resultados da pesquisa, denotam a importância de uma comunicação interna eficiente para uma eficiente gestão de pessoas.