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Construção de um relatório acerca do uso de um chatbot para report de eventos adversos em pesquisas clínicas de vacinas

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Autor Guasso, Isabelli;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3564001625561505;
Orientador Lora, Priscila Schmidt;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2050856614268775;
Co-orientador Treviso, Patrícia;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/8648009914161180;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Saúde;
Idioma pt_BR;
Título Construção de um relatório acerca do uso de um chatbot para report de eventos adversos em pesquisas clínicas de vacinas;
Resumo O avanço da tecnologia, em especial após o desenvolvimento de chatbots, tornou o processo de pesquisa clínica mais acessível e conveniente para os participantes e pesquisadores, reduzindo seu custo. Com base nesse cenário, o estudo objetivou: Construir um relatório acerca do uso de um chatbot para report de eventos adversos em pesquisas clínicas de vacinas.Trata-se de uma pesquisa aplicada para o desenvolvimento de tecnologia em saúde, baseada no método de customer development, proposto por Steve Blank, que consiste em quatro etapas que fundamentam o desenvolvimento de novos produtos: descoberta, validação, criação de demanda e estruturação do negócio. Neste estudo, foi abordada apenas a primeira etapa, no intuito de determinar quem é o público-alvo do produto e se o problema que se pretende resolver é importante para ele. Foram convidados a participar da pesquisa, de forma intencional, médicos de referência na condução de estudos clínicos de vacinas e profissionais da área da tecnologia com experiência no desenvolvimento de chatbots. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista, e foram utilizados dois roteiros, um voltado para especialistas médicos, contendo seis perguntas, e outro para especialistas em tecnologia, contendo quatro perguntas. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin. Observou-se 100% de aceitabilidade dos participantes do estudo para a utilização de chatbots no cenário da pesquisa clínica em vacinas. Concluiu-se que o acompanhamento integral desses participantes e o reporte dos eventos em tempo hábil pode melhorar a eficiência do atendimento e reduzir riscos relacionados aos dados do estudo. Por fim, a partir deste projeto, originou-se um relatório técnico acerca do uso de um chatbot para report de eventos adversos em pesquisas clínicas de vacinas;
Abstract The advancement of technology, especially after the development of chatbots, has made the clinical research process more accessible and convenient for participants and researchers; by reducing costs. On the basis of this scenario, the study aimed to: build a report on the use of a chatbot to report adverse events in vaccine clinical research. It refers to applied research for the development of technology in health, based on the customer development method proposed by Steve Blank, which consists of four stages that are essential to the development of new products: costumer discovery, costumer validation, costumer creation and company building. In this study, only the first stage was addressed, aiming to determine who is the target audience of the product and whether the problem that the chatbot is intended to solve is important to them. Key physicians in the conduct of clinical studies of vaccines and professionals in the field of technology with experience in the development of chatbots were intentionally invited to participate in the research. Data collection was carried out through interviews, of which two scripts were used, one aimed at medical experts, containing six questions, and another for the IT specialists, containing four questions. The data was analysed by the use of content analysis. 100% of the participants accepted the use of chatbots in the scenario of clinical research in vaccines. It was concluded that the full follow-up of these participants and the timely reporting of events can improve the efficiency of care and reduce risks related to the study data. Finally, from this project, a technical report emerged on the use of a chatbot to report adverse events in clinical vaccine research.;
Palavras-chave Estudo clínico; Tecnologia em saúde; Segurança do paciente; Confiabilidade de dados; Enfermagem; Clinical study; Technology in health; Patient safety; Data reliability; Nursing;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências da Saúde::Enfermagem;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2023-10-20;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12929;
Programa Programa de Pós-Graduação em Enfermagem;


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