Resumen:
O avanço da tecnologia, em especial após o desenvolvimento de chatbots, tornou o processo de pesquisa clínica mais acessível e conveniente para os participantes e pesquisadores, reduzindo seu custo. Com base nesse cenário, o estudo objetivou: Construir um relatório acerca do uso de um chatbot para report de eventos adversos em pesquisas clínicas de vacinas.Trata-se de uma pesquisa aplicada para o desenvolvimento de tecnologia em saúde, baseada no método de customer development, proposto por Steve Blank, que consiste em quatro etapas que fundamentam o desenvolvimento de novos produtos: descoberta, validação, criação de demanda e estruturação do negócio. Neste estudo, foi abordada apenas a primeira etapa, no intuito de determinar quem é o público-alvo do produto e se o problema que se pretende resolver é importante para ele. Foram convidados a participar da pesquisa, de forma intencional, médicos de referência na condução de estudos clínicos de vacinas e profissionais da área da tecnologia com experiência no desenvolvimento de chatbots. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista, e foram utilizados dois roteiros, um voltado para especialistas médicos, contendo seis perguntas, e outro para especialistas em tecnologia, contendo quatro perguntas. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin. Observou-se 100% de aceitabilidade dos participantes do estudo para a utilização de chatbots no cenário da pesquisa clínica em vacinas. Concluiu-se que o acompanhamento integral desses participantes e o reporte dos eventos em tempo hábil pode melhorar a eficiência do atendimento e reduzir riscos relacionados aos dados do estudo. Por fim, a partir deste projeto, originou-se um relatório técnico acerca do uso de um chatbot para report de eventos adversos em pesquisas clínicas de vacinas