Autor |
Schneider, Maíra Nicoletti; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/5075685964280799; |
Orientador |
Tarouco, Fabrício Farias; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/8766936376184905; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Design Boost: método para construção de competências de design orientadas à inovação organizacional; |
Resumo |
Esta tese aborda a importância e a necessidade de capacitar profissionais em competências de design para que eles contribuam na construção de empresas mais inovadoras, adaptáveis e competitivas. O método resultante desta tese, denominado "Design Boost," é voltado para consultores de design estratégico, líderes de inovação e profissionais que buscam promover uma cultura de design em suas organizações. Neste trabalho, a promoção desta cultura inicia no desenvolvimento individual de cada colaborador, através do ensino e aprendizagem de competências características da área. Através de uma revisão da literatura abrangente sobre design, foi possível identificar seis competências capazes de impulsionar efetivamente a inovação organizacional, nomeadas pela autora como Reflexibilidade, Criatividade, Experimentação, Empatia, Sistemicidade e Produção de significado. Desta forma, o objetivo central do método é equipar as organizações que desejam inovar com um recurso educacional voltado para o desenvolvimento de seus colaboradores, capacitando-os com conhecimentos, habilidades e atitudes de design. Para tanto, o método foi estruturado em quatro etapas objetivas e simples de aplicar: Diagnóstico, Planejamento, Capacitação e Avaliação. Cada etapa é elaborada de forma a atender às necessidades específicas de desenvolvimento de competências em design, enfatizando a aprendizagem significativa e prática. Como suporte à execução do método, foram indicadas, e desenvolvidas, dinâmicas e ferramentas para construir cada uma das competências de design orientadas à inovação organizacional. Este método foi desenvolvido, testado e refinado em um contexto empresarial real, durante uma pesquisa-ação. Sua contribuição reside no campo do design estratégico, inovação e educação corporativa, oferecendo uma abordagem para o desenvolvimento de competências em design em não designers. Através do Design Boost, as organizações podem fortalecer sua capacidade de inovação e promover uma cultura de design que impulsiona o sucesso em um ambiente empresarial dinâmico e altamente competitivo.; |
Abstract |
This thesis addresses the importance and necessity of empowering professionals with design skills so that they may contribute to building more innovative, adaptable, and competitive companies. The resultant method from this thesis, named 'Design Boost,' is directed towards strategic design consultants, innovation leaders, and professionals aiming to foster a design culture within their organizations. In this work, promoting this culture initiates the individual development of each collaborator through teaching and learning skills characteristic of the field. Through a comprehensive literature review on design, six competencies for effective organizational innovation were identified, named by the author as Reflexivity, Creativity, Experimentation, Empathy, Systemicity, and Meaning Production. Thus, the primary goal of the method is to equip organizations seeking innovation with an educational resource focused on their employees' development, empowering them with design knowledge, skills, and atitudes. To achieve this, the method was structured into four straightforward and objective stages: Diagnosis, Planning, Training, and Evaluation. Each stage is designed to address specific design competency development needs, emphasizing meaningful and practical learning. As support for implementing the method, dynamics and tools were proposed and developed to build each of the design competencies aimed at organizational innovation. This method was developed, tested, and refined in a real business context during action research. Its contribution lies in the field of strategic design, innovation, and corporate education, providing an approach for developing design competencies in non-designers. Through Design Boost, organizations can strengthen their innovation capacity and promote a design culture that drives success in a dynamic and highly competitive business environment.; |
Palavras-chave |
Métodos de design; Competências; Inovação organizacional; Cultura de design; Educação corporativa; Design methods; Competencies; Organizational innovation; Design culture; Corporate education; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2023-09-29; |
Agência de fomento |
CNPQ – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12912; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Design; |