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Building ordinary capabilities for Agtech performance: the role of knowledge ecosystems in Brazil and France

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Autor Teixeira, Emidio Gressler;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5031695438504975;
Orientador Faccin, Kadigia;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9096213182112205;
Co-orientador Martin, Dominique Philippe;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Building ordinary capabilities for Agtech performance: the role of knowledge ecosystems in Brazil and France;
Resumo Ecossistemas de conhecimento são ambientes colaborativos que reúnem universidades e centros de pesquisa (UCPs) e empresas nascentes de base tecnológica (ENBTs) para desenvolver inovações em um ambiente pré-competitivo. As UCPs atuam como viveiros de ENBTs, fornecendo conhecimento e recursos essenciais. Devido aos seus recursos limitados, as ENBTs muitas vezes precisam estabelecer fluxos de conhecimento com as UCPs para complementar sua base de recursos e garantir o crescimento do negócio. Apesar da importância da transferência de conhecimento das UCPs para as ENBTs, ainda não está claro como as UCPs apoiam o desenvolvimento de capacidades ordinárias nessas empresas por meio de vários processos de transferência de conhecimento e como essas capacidades afetam o desempenho do negócio. Para abordar essa lacuna, este estudo se concentra em agtechs, um tipo específico de ENBT que oferece tecnologias e soluções inovadoras nos setores de agronegócio e alimentação. Esta pesquisa examina como diferentes mecanismos de transferência de conhecimento ajudam as agtechs a desenvolver as capacidades ordinárias que elas precisam e como esses recursos são configurados para melhorar o desempenho das empresas. O estudo analisa ENBTs do Brasil e da França, dois importantes atores na indústria do agronegócio, com diferentes ambientes institucionais que podem influenciar a transferência de conhecimento e atividades empreendedoras. Com base em uma amostra de 48 agtechs do Brasil e 52 da França, o estudo contribui para a literatura de duas maneiras. Em primeiro lugar, demonstra que a transferência de conhecimento das UCPs não pode ser considerada uma entidade homogênea, pois ocorre por meio de múltiplos canais de conhecimento, cada um produzindo resultados diferentes no nível da empresa. Apesar das agtechs no Brasil e na França utilizarem menos do conhecimento das UCPs do que o inicialmente previsto, dois canais de transferência de conhecimento se mostraram eficazes para as agtechs no Brasil, enquanto cinco foram eficazes na França. Em segundo lugar, a pesquisa identificou várias combinações de capacidades que melhoram o desempenho das ENBTs em ambos os países, destacando diferentes estratégias de crescimento. Os resultados do estudo mostram a importância da interação entre as capacidades, pois nenhuma capacidade ordinária sozinha pode levar a níveis mais elevados de desempenho. Ao identificar os canais de transferência de conhecimento mais eficazes e as combinações de capacidades ordinárias que levam a um desempenho superior, este estudo fornece insights valiosos para a Resource-Based View (RBV) e a Knowledge Spillover Theory (KST).;
Abstract Knowledge ecosystems are collaborative environments that bring together universities and research centers (URCs) and new technology-based firms (NTBFs) to develop innovations in a pre-competitive setting. URCs act as seedbeds for NTBFs by providing essential knowledge and resources. Due to their limited resources, NTBFs often need to establish knowledge flows with URCs to complement their resource base and ensure growth. Despite the significance of URC knowledge transfer for NTBFs, it is still unclear how URCs support the development of ordinary capabilities in these firms through various knowledge transfer processes and how these capabilities affect business performance. To address this gap, this study focuses on agtechs, a specific type of NTBF that provides innovative technologies and solutions in the agribusiness and food sectors. This research examines how different knowledge transfer mechanisms assist agtechs in building the ordinary capabilities they require and how these resources are configured to improve firm performance. The study analyzes NTBFs from Brazil and France, two significant players in the agribusiness industry, with different institutional environments that can influence knowledge transfer and entrepreneurial activities. Based on a sample of 48 agtechs from Brazil and 52 from France, the study’ results contribute to the literature in two ways. Firstly, it demonstrates that URC knowledge transfer cannot be considered a homogeneous entity, as it takes place through multiple knowledge channels, each producing different outcomes at the firm level. Despite agtechs in both Brazil and France relying less on URC knowledge than initially anticipated, two knowledge transfer channels proved to be effective for agtechs in Brazil, while five were effective in France. Secondly, the research identified various combinations of capabilities that improve NTBF performance in both countries, underlining different growth strategies. The study's results highlight the significance of the interplay between capabilities, as no ordinary capability alone can lead to higher levels of performance. By identifying the most effective knowledge transfer channels and the combinations of ordinary capabilities that lead to superior performance, this study provides valuable insights for the Resource-Based View (RBV) and the Knowledge Spillover Theory (KST).; Les écosystèmes de connaissances sont des environnements collaboratifs qui rassemblent les universités et les centres de recherche (UCR) ainsi que les nouvelles entreprises à base de technologies (NEBT) pour développer des innovations dans un cadre précompétitif. Les UCR agissent comme des pépinières pour les NEBT en fournissant des connaissances et des ressources essentielles. En raison de leurs ressources limitées, les NEBT ont souvent besoin d'établir des flux de connaissances avec les UCR pour compléter leur base de ressources et assurer leur croissance. Malgré l'importance du transfert de connaissances des UCR pour les NEBT, il reste encore flou comment les UCR soutiennent le développement de compétences ordinaires dans ces entreprises à travers différents processus de transfert de connaissances et comment ces compétences affectent la performance de l'entreprise. Pour combler cette lacune, cette étude se concentre sur les agtechs, un type spécifique de NEBT qui propose des technologies et des solutions innovantes dans les secteurs de l'agroalimentaire et de l'alimentation. Cette recherche examine comment différents mécanismes de transfert de connaissances aident les agtechs à développer les compétences ordinaires dont elles ont besoin et comment ces ressources sont configurées pour améliorer la performance de l'entreprise. L'étude analyse les NEBF du Brésil et de la France, deux acteurs importants de l'industrie agroalimentaire, avec des environnements institutionnels différents qui peuvent influencer le transfert de connaissances et les activités entrepreneuriales. Basée sur un échantillon de 48 agtechs du Brésil et de 52 de France, l'étude contribue à la littérature de deux manières. Tout d'abord, elle démontre que le transfert de connaissances des UCR ne peut pas être considéré comme une entité homogène, car il se produit par le biais de multiples canaux de connaissances, produisant chacun des résultats différents au niveau de l'entreprise. Bien que les agtechs au Brésil et en France dépendent moins des connaissances des UCR que prévu initialement, deux canaux de transfert de connaissances se sont avérés efficaces pour les agtechs au Brésil, tandis que cinq l'étaient en France. Deuxièmement, la recherche a identifié différentes combinaisons de compétences qui améliorent la performance des NEBT dans les deux pays, soulignant différentes stratégies de croissance. Les résultats de l'étude mettent en évidence l'importance de l'interaction entre les compétences, car aucune compétence ordinaire seule ne peut conduire à des niveaux de performance supérieurs. En identifiant les canaux de transfert de connaissances les plus efficaces et les combinaisons de compétences ordinaires qui conduisent à une performance supérieure, cette étude fournit des perspectives précieuses pour la Resource-Based View (RBV) et la Knowledge Spillover Theory (KST).;
Palavras-chave AgTech; Capacidades ordinárias; Desempenho; Ecossistema de conhecimento; Canais de transferência de conhecimento; Universidades e centros de pesquisa; Ordinary capabilities; Performance; Knowledge ecosystem; Knowledge transfer channels; University and research centers; Capacités ordinaires; Écosystème de connaissances; Canaux de transfert de connaissances; Universités et centres de recherche;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Tese;
Data de defesa 2023-11-15;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12897;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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