Abstract:
Ecossistemas de conhecimento são ambientes colaborativos que reúnem universidades e centros de pesquisa (UCPs) e empresas nascentes de base tecnológica (ENBTs) para desenvolver inovações em um ambiente pré-competitivo. As UCPs atuam como viveiros de ENBTs, fornecendo conhecimento e recursos essenciais. Devido aos seus recursos limitados, as ENBTs muitas vezes precisam estabelecer fluxos de conhecimento com as UCPs para complementar sua base de recursos e garantir o crescimento do negócio. Apesar da importância da transferência de conhecimento das UCPs para as ENBTs, ainda não está claro como as UCPs apoiam o desenvolvimento de capacidades ordinárias nessas empresas por meio de vários processos de transferência de conhecimento e como essas capacidades afetam o desempenho do negócio. Para abordar essa lacuna, este estudo se concentra em agtechs, um tipo específico de ENBT que oferece tecnologias e soluções inovadoras nos setores de agronegócio e alimentação. Esta pesquisa examina como diferentes mecanismos de transferência de conhecimento ajudam as agtechs a desenvolver as capacidades ordinárias que elas precisam e como esses recursos são configurados para melhorar o desempenho das empresas. O estudo analisa ENBTs do Brasil e da França, dois importantes atores na indústria do agronegócio, com diferentes ambientes institucionais que podem influenciar a transferência de conhecimento e atividades empreendedoras. Com base em uma amostra de 48 agtechs do Brasil e 52 da França, o estudo contribui para a literatura de duas maneiras. Em primeiro lugar, demonstra que a transferência de conhecimento das UCPs não pode ser considerada uma entidade homogênea, pois ocorre por meio de múltiplos canais de conhecimento, cada um produzindo resultados diferentes no nível da empresa. Apesar das agtechs no Brasil e na França utilizarem menos do conhecimento das UCPs do que o inicialmente previsto, dois canais de transferência de conhecimento se mostraram eficazes para as agtechs no Brasil, enquanto cinco foram eficazes na França. Em segundo lugar, a pesquisa identificou várias combinações de capacidades que melhoram o desempenho das ENBTs em ambos os países, destacando diferentes estratégias de crescimento. Os resultados do estudo mostram a importância da interação entre as capacidades, pois nenhuma capacidade ordinária sozinha pode levar a níveis mais elevados de desempenho. Ao identificar os canais de transferência de conhecimento mais eficazes e as combinações de capacidades ordinárias que levam a um desempenho superior, este estudo fornece insights valiosos para a Resource-Based View (RBV) e a Knowledge Spillover Theory (KST).