Resumo |
Neste trabalho articulo com o tema o Lugar do futebol na escola. Possuindo o objetivo de compreender os significados da vivência do futebol na escola para um grupo de adultos praticantes da modalidade. A pesquisa foi realizada com um grupo de adultos de idade entre 35 a 40 anos do município de Porto Alegre e em uma escola municipal de ensino fundamental, Edgar Fonseca, localizada na cidade de Canoas. Através da convivência com esse grupo de adultos, procurei entender o quanto a escola foi significativa para eles. Trata se então de uma pesquisa qualitativa de inspiração etnográfica. Outra pauta que será abordada aqui é o atual contexto da Educação Física na escola, que foi afetada pela norma reforma do ensino médio. O objetivo desta pesquisa foi compreender os significados da prática do futebol na escola para um grupo de praticantes adultos. Mostrarei aqui o quão importante é o trabalho da Educação Física para o desenvolvimento dos alunos, isso inclui a iniciação ao esporte. Por conta da pandemia do COViD-19, os alunos ficaram impossibilitados de realizarem aulas praticas, portanto nesse retorno das aulas praticas a Educação Física acaba se tornando ainda mais importante. As vivências das aulas praticas são cruciais para o aprendizado dos alunos e sua iniciação ao esporte. O futebol por ser o esporte mais popular da nossa cultura possui um potencial imenso para proporcionar o desenvolvimento integral dos alunos além de diversas vivências.; |