Autor |
Ness, Lucas Mello; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/9153398354386227; |
Orientador |
Fischer, Gustavo Daudt; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/6063859084730300; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Atualizações do construto de espectador nos serviços de vídeo streaming Netflix, Amazon Prime Video e Globoplay: uma análise tecnometodológica; |
Resumo |
O presente trabalho é um movimento tecnometodológico em busca das atualizações do construto de espectador nos serviços de vídeo streaming Netflix, Amazon Prime e Globoplay. Se os serviços de vídeo streaming têm se demonstrado um fenômeno potente, capaz de mexer com as estruturas e paradigmas da indústria do audiovisual, esta pesquisa se orienta no sentido de prescrutar como se dá a relação desses serviços com o espectador. Com um problema de pesquisa elaborado a partir do método intuitivo de Henri Bergson e de uma visada tecnocultural (que compreende cultura e técnica como mutuamente influentes), esta tese explora como o construto de espectador se atualiza nos serviços de vídeo streaming. Para tanto, estabelece balizas históricas acerca do construto de espectador, a partir da leitura de Arlindo Machado, Villem Flusser e Jonathan Crary. Em direção aos serviços de vídeo streaming, propõe-se compreendê-los enquanto dispositivos, redes relacionais formadas por elementos heterogêneos, organizados em vias da subjetivação do espectador. Em seguida, lança mão da arqueologia das mídias, fundamentada a partir de Erikk Huhtamo e Charles Musser, propondo que a relação entre espectador e dispositivo se dá a partir da chamada prática de telas. Estabelecidas as premissas teóricas, avança-se sobre os serviços de vídeo streaming e se propõem três atualizações: o espectador coletivo, o espectador ordinário e o espectador protagonista. Ao fim, é reproposta a figura do espectador-final, uma atualização que pretensamente reúne diversas características da virtualidade espectatorial em uma mesma prática e que constantemente emerge ao se analisar as práticas de telas.; |
Abstract |
This dissertation represents a technomethodological movement in pursuit of updates on the spectator construct within video streaming services Netflix, Amazon Prime Video and Globoplay. While video streaming services have proven to be a powerful phenomenon capable of reshaping the structures and paradigms of the audiovisual industry, this research aims to scrutinize the relationship between these services and the spectator. With a research problem elaborated using Henri Bergson's intuitive method and a technocultural perspective (which considers culture and technique as mutually influential), this thesis explores how the construct of the spectator is updated in video streaming services. To achieve this, it establishes historical boundaries concerning the spectator construct, drawing from the works of Arlindo Machado, Villem Flusser, and Jonathan Crary. In the context of video streaming services, they are proposed to be comprehended as dispositifs, relational networks formed by heterogeneous elements, organized in ways spectator subjectivation. Subsequently, the media archaeology approach, based on Erikk Huhtamo and Charles Musser, is employed, suggesting that the relationship between the spectator and the dispositifs occurs through what is called screen practices. Once the theoretical premises are established, the focus shifts to video streaming services, proposing three updates: the collective spectator, the ordinary spectator, and the protagonist spectator. Finally, the figure of the final-spectator is reintroduced, an update that professedly brings together several characteristics of spectator virtuality within a single practice and constantly emerges when screen practices are analyzed.; |
Palavras-chave |
Espectador; Serviços de vídeo streaming; Dispositivo; Tecnocultura; Arqueologia das mídias; Prática de telas; Spectator; Streaming video services; Dispositifs; Technoculture; Media archaeology; Screen practice; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2023-08-24; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12799; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação; |