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Do coletivo e seus sentidos no desenvolvimento profissional docente: pistas linguageiras em uma proposta de formação continuada em comunidade

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Autor Matias, Joseane;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5104995752529315;
Orientador Carnin, Anderson;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/3357536032967630;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Do coletivo e seus sentidos no desenvolvimento profissional docente: pistas linguageiras em uma proposta de formação continuada em comunidade;
Resumo Esta tese trata de linguagem, interação e desenvolvimento profissional, assumindo a relação entre o coletivo e o individual como espaço de emergência e potencialização da reflexão sobre o agir docente e a formação de professores. Tem como objetivo principal analisar traços/pistas linguageiras de desenvolvimento profissional docente em verbalizações de uma professora de Língua Portuguesa, a partir de sua participação em uma comunidade de desenvolvimento profissional (GUIMARÃES; CARNIN, 2020). Para tanto, desenvolveu-se uma pesquisa-ação que acompanhou essa professora de Língua Portuguesa ao longo de um percurso formativo de quatro anos (2018-2022), cujo mote principal foi, a partir do desenvolvimento de Projetos Didáticos de Gênero (GUIMARÃES; KERSCH, 2012), contribuir para a renovação do ensino de Língua Portuguesa e a reconfiguração de práticas docentes no contexto de uma rede municipal de ensino da região metropolitana de Porto Alegre (RS). Ao longo do percurso formativo, foram propostos diferentes movimentos de interação-formação (encontros coletivos, mentoria e entrevistas individuais), os quais permitiram a alternância de papéis na formação e nos modos de participação (LAVE; WENGER, 1998; WENGER, 2001) da professora participante da pesquisa. Esses momentos fomentaram a reflexão sobre conceitos relacionados ao trabalho com gêneros de texto em sala de aula, à reconfiguração das representações sobre o trabalho docente “no chão da escola” e à legitimação do coletivo enquanto comunidade de desenvolvimento profissional docente. Os dados que compõem o corpus da pesquisa, analisados principalmente à luz do Interacionismo Sociodiscursivo (BRONCKART, 1999, 2006, 2011, 2013), enfocaram os tipos de discurso e os mecanismos de responsabilização enunciativa, a partir dos quais foi possível observar que a alternância de papéis vivenciada pela professora participante da pesquisa suscitou o debate interpretativo, a tomada de consciência e a (potencial) reconfiguração do agir docente, movimentos importantes para o desenvolvimento individual e, também, para a consolidação de uma comunidade de desenvolvimento profissional docente. Nos dados analisados, foi possível constatar que o dispositivo didático “Projeto Didático de Gênero” funcionou como um dispositivo formador, catalisando uma série de movimentos de reconfiguração do agir docente que emergiram na tensão entre as representações individuais e coletivas que foram capturadas do agir linguageiro da professora participante da pesquisa. Da mesma forma, destacamos a mentoria como espaço de interlocução e construção conjunta, que fomentou a reflexão-na-ação (SCHÖN, 1992) e incrementou o movimento de ressignificação do trabalho de uma professora que ensina língua portuguesa na Educação Básica. Além disso, concluiu-se que o coletivo é um elemento potente para o desenvolvimento profissional docente, considerando que é na interação social que nos constituímos como indivíduos e podemos, também, (re)significar a dimensão profissional de nosso agir.;
Abstract This thesis deals with language, interaction and professional development, assuming the relationship between the collective and the individual as a space for emergence and potentialization of reflection on teaching action and teacher training. Its main objective is to analyze language traits/clues of teaching professional development in verbalizations of a Portuguese language teacher, based on her participation in a professional development community (GUIMARÃES; CARNIN, 2020). To this end, an action research was developed that accompanied this Portuguese language teacher throughout a four-year training course (2018-2022), whose main motto was, from the development of Didactic Projects of Genre (GUIMARÃES; KERSCH , 2012), contribute to the renewal of Portuguese language teaching and the reconfiguration of teaching practices in the context of a municipal teaching network in the metropolitan region of Porto Alegre (RS). Throughout the training course, different interaction-training movements were proposed (group meetings, mentoring and individual interviews), which allowed for the alternation of roles in training and in the modes of participation (LAVE; WENGER, 1998; WENGER, 2001) of teacher participating in the research. These moments fostered reflection on concepts related to working with text genres in the classroom, the reconfiguration of representations about teaching work “on the school floor” and the legitimation of the collective as a community for teaching professional development. The data that make up the research corpus, analyzed mainly in the light of Sociodiscursive Interactionism (BRONCKART, 1999, 2006, 2011, 2013), focused on the types of discourse and the mechanisms of enunciative accountability, from which it was possible to observe that the alternation of roles experienced by the teacher participating in the research raised the interpretative debate, the awareness and the (potential) reconfiguration of the teaching action, important movements for the individual development and, also, for the consolidation of a community of professional teaching development. In the data analyzed, it was possible to verify that the didactic device “Genre Didactic Project” worked as a formative device, catalyzing a series of movements of reconfiguration of the teaching action that emerged in the tension between the individual and collective representations that were captured from the language action of the teacher. teacher participating in the research. Likewise, we highlight mentoring as a space for interlocution and joint construction, which fostered reflection-in-action (SCHÖN, 1992) and increased the movement towards redefining the work of a teacher who teaches Portuguese in Basic Education. In addition, it was concluded that the collective is a powerful element for the professional development of teachers, considering that it is in social interaction that we constitute ourselves as individuals and that we can also (re)signify the professional dimension of our actions.;
Palavras-chave Formação continuada de professores; Comunidade de Desenvolvimento Profissional; Ensino de língua portuguesa; Coletivo; Interacionismo sociodiscursivo; Continuing teacher training; Professional Development Community; Portuguese language teaching; Collective; Sociodiscursive interactionism;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Tese;
Data de defesa 2023-07-27;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12785;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


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