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Ethos discursivo e extimidade: uma análise da construção da imagem discursiva de divulgadores científicos no ecossistema Twitter

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Autor Redel, Alessandra;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/3207062018555578;
Orientador Giering, Maria Eduarda;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/9369529788005920;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Ethos discursivo e extimidade: uma análise da construção da imagem discursiva de divulgadores científicos no ecossistema Twitter;
Resumo Em 2020, em função da pandemia, diversas pessoas aderiram às redes sociais, principalmente ao Twitter, a fim de obterem informações relacionadas à doença – colocando, assim, luz sobre a ciência. Diante dessa conjuntura, as maneiras de divulgar ciência precisaram ser revistas e adaptadas ao novo contexto. Uma das novidades foi o fato de muitos cientistas utilizarem-se das suas próprias contas pessoais, nas redes sociais, para divulgar ciência. O objetivo geral é verificar como acontece a construção da imagem de divulgadores científicos no ecossistema Twitter, analisando a presença do discurso de extimidade (fragmentos de intimidade com intuito de validação social) na construção do ethos. Para isso, foram selecionados os perfis de dois divulgadores, Denise Garrett e Otavio Ranzani, médicos epidemiologistas que fazem divulgação da ciência no Twitter, com grande repercussão. Os aportes teóricos que norteiam esta pesquisa são a Teoria do Discurso Digital, de Marie-Anne Paveau (2015, 2016, 2021), que trata das características específicas dos discursos digitais nativos; e os postulados de Ruth Amossy (2005) e de Dominique Maingueneau (2001, 2008, 2014, 2020) relativos aos estudos do ethos discursivo. O tipo da pesquisa é misto (qualitativo e quantitativo), e o corpus de estudo é composto de 128 capturas de tela, sendo 4 das biografias (bios) dos divulgadores, 82 de tuítes publicados por Denise Garrett e 42 de tuítes publicados por Otavio Ranzani em suas respectivas contas pessoais no Twitter. Das 128 capturas, optamos por analisar aquelas que melhor exemplificam como ocorre a construção da imagem dos divulgadores em questão. Os achados da pesquisa indicam mudanças no modo de divulgar ciência e apontam para o surgimento de um novo tipo de ethos mais humanizado dos cientistas e divulgadores científicos.;
Abstract In 2020, because of the pandemic, several people joined social networks, mainly Twitter, in order to obtain information related to the disease – thus shedding light on science. Faced with this conjuncture, the ways of popularizing science needed to be reviewed and adapted to the new context. One of the novelties was the fact that many scientists used their own personal accounts on social networks to popularize science. The main objective is to verify how the image of scientific popularizers is constructed in the Twitter ecosystem, analyzing the presence of extimity discourse (fragments of intimacy with the aim of social validation) in the construction of the ethos. For this, we selected two profiles, Denise Garrett and Otavio Ranzani, epidemiologists who popularize science on Twitter, with great repercussions. The theoretical contributions that guide this research are the Theory of Digital Discourse, by Marie-Anne Paveau (2015, 2016, 2021), which deals with the specific characteristics of native digital discourses; and the postulates of Ruth Amossy (2005) and Dominique Maingueneau (2001, 2008, 2014, 2020) related to the studies of the discursive ethos. The type of the research is mixed (qualitative and quantitative), and the corpus of the study is composed of 128 screenshots, 4 of which are biographies (bios) of science popularizers, 82 are tweets published by Denise Garrett and 42 are tweets published by Otavio Ranzani, on their respective personal Twitter accounts. From the 128 captures, we chose to analyze those that best exemplify how the image of the promoters in question is built. The research findings indicate changes in the way of disseminating science and point to a new type of more humanized ethos of scientists and science popularizers.;
Palavras-chave Divulgação da ciência; Discurso digital; Extimidade; Ethos discursivo; Twitter; Science popularization; Digital discourse; Extimacy; Discursive ethos;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2023-04-28;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12783;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


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