Resumo:
O envolvimento social de famílias, com doação de parte de sua riqueza em projetos sociais através de fundações criadas e gestionadas pelos proprietários de grandes empresas familiares, foi um importante vetor para atenuar os problemas causados pela pandemia global da COVID-19. A sociedade cria expectativa de que as empresas e as famílias sejam boas cidadãs, o que inclui a participação ativa em atos ou programas para promover o bem-estar social, principalmente no período da pandemia global. O engajamento social das famílias traz benefícios tanto para beneficiários quanto para doadores, responde a necessidades das famílias se legitimarem perante a sociedade e apoia a sustentabilidade intergeracional nas empresas que controlam. O objetivo desta pesquisa foi descrever os propósitos, apontados pelos envolvidos na gestão de fundações, que legitimariam famílias, do Sul do Brasil, controladoras de grandes empresas, no desenvolvimento de suas ações filantrópicas, no contexto da pandemia global. Neste estudo foi utilizada a metodologia descritiva, com a realização de 16 entrevistas individuais com filantropos, conselheiros e gestores e a análise de conteúdo de 10 relatórios de atividades sociais divulgados, entre 2020 e 2021. Relatórios de fundações familiares do sul do Brasil, analisados com base na técnica de análise de conteúdo. Os propósitos legitimadores achados da estudo são (1) vontade de retribuir e sentimento de gratidão e (2) vontade de minimizar os problemas causados pela pandemia. As famílias utilizam principalmente a comunicação como forma de legitimação social.