Resumo:
Em mercados competitivos, a gestão estratégica de custos por meio dos determinantes de custos e da análise dos custos da concorrência permite que os gestores das empresas tomem decisões rápidas tanto em relação ao ambiente interno da empresa quanto ao externo. O presente estudo tem como objetivo identificar os determinantes de custos dos concorrentes de empresas brasileiras de ensino superior por meio de informações públicas. A pesquisa foi desenvolvida como um estudo de caso em duas companhias que estão listadas na bolsa de valores Brasil, Bolsa, Balcão (B3) durante o período de 2017 a 2021: Ânima Educação e Ser Educacional. Foi utilizado o roteiro elaborado por Costa e Rocha (2014), que contempla 19 determinantes de custos e os elementos que os caracterizam. Ainda, foram realizadas entrevistas com especialistas, para que identificassem elementos específicos do setor. Após o levantamento das informações disponíveis, utilizou-se a técnica análise de conteúdo categorial para o tratamento dos dados. Os determinantes de custos estruturais identificados foram: modelos de gestão, escala, escopo, tecnologia, localização e fatores institucionais. Quanto aos determinantes de custos de execução, foram localizados a qualidade e as relações da cadeia de valor.