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Desenvolvimento e avaliação da viabilidade de um chatbot para vigilância pós-alta hospitalar de pacientes cirúrgicos

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Autor Araújo, Bruna Letícia Ramos;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/5898585174076645;
Orientador Treviso, Patricia;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8648009914161180;
Co-orientador Lora, Priscila Schmidt; Costa, Cristiano André da;
Lattes do co-orientador http://lattes.cnpq.br/2050856614268775; http://lattes.cnpq.br/9637121030877187;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Saúde;
Idioma pt_BR;
Título Desenvolvimento e avaliação da viabilidade de um chatbot para vigilância pós-alta hospitalar de pacientes cirúrgicos;
Resumo Introdução: as infecções de sítio cirúrgico no pós-operatório têm impactos significativos na morbimortalidade e são consideradas como um evento adverso da assistência de saúde. A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) n.o 8, de 27 de fevereiro de 2009, descreve a importância da vigilância epidemiológica dos serviços de saúde que realizam cirurgias, a qual visa a busca de dados dos pacientes que passaram por procedimentos cirúrgicos para investigação de possíveis infecções, conhecer os desfechos dos pacientes quanto à presença ou não de infecção, e qualificar o planejamento de ações para melhorias. A realização de busca epidemiológica é responsabilidade do serviço de controle de infeção, sendo obrigatória a busca ativa por método prospectivo e contínuo. Objetivos: desenvolver e avaliar a viabilidade de um chatbot para vigilância pós-alta hospitalar de pacientes cirúrgicos. Método: pesquisa aplicada de viabilidade do chatbot para monitoramento de infecção após a alta de paciente cirúrgico. Realizada em duas etapas: 1) desenvolvimento do chatbot. Foi realizado o desenvolvimento do chatbot em parceria com uma empresa de tecnologia da informação, que trabalha com o foco no desenvolvimento de tecnologias móveis para atender o segmento da saúde; 2) avaliação da viabilidade do chatbot. A avaliação de viabilidade foi realizada com pacientes cirúrgicos pós alta, entrevistados na instituição hospitalar em que o estudo foi realizado. Na etapa 2 fizeram parte do estudo pacientes submetidos a procedimento cirúrgico em um hospital privado, de grande porte do sul do Brasil. A coleta de dados foi realizada por meio do próprio chatbot, via aplicativo de whatsapp. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva. Projeto de pesquisa aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa das instituições envolvidas (proponente e coparticipante) e norteado pela Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde e pela Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Lei Nº 13.709 de 14 de agosto de 2018. Resultados e Discussões: o estudo envolveu 132 pacientes, submetidos a diferentes tipos de cirurgias, que foram contatados com as mensagens do chatbot 30 dias após a alta hospitalar. Os dados confirmaram que a ferramenta possui resolutividade e eficiência pelo retorno dos participantes às mensagens enviadas pelo bot, referente ao retorno do uso da ferramenta pelos usuários. Destacase que a vigilância epidemiológica das ISC e a notificação das mesmas, além dos cuidados durante o procedimento, pode melhorar a eficiência do atendimento e reduzir a subnotificação de infecções cirúrgicas. Conclusão: o estudo realizado possibilitou desenvolver e avaliar a viabilidade de um chatbot para vigilância pós-alta hospitalar de pacientes cirúrgicos, em uma amostra de pacientes de pós-operatório em um hospital de grande porte, privado, situado no sul do Brasil. Produto do Mestrado: foi constituído pelo desenvolvimento de um chatbot e pela avaliação da viabilidade deste para uso no processo de vigilância pós-alta hospitalar de pacientes cirúrgicos. O desenvolvimento do produto possibilitou a realização da vigilância epidemiológica como é preconizada pela Anvisa de 15 a 21 dias após os procedimentos cirúrgicos, além do monitoramento do paciente cirúrgico em tempo real sem a necessidade de um profissional com dedicação exclusiva, contribuindo com o cuidado pós-operatório após a alta hospitalar. O impacto deste produto está relacionado à maior agilidade no processo de vigilância pós-alta hospitalar de pacientes cirúrgicos, maior segurança no pós-operatório, com a redução do risco de eventos adversos como as infecções de sítio cirúrgico e a identificação precoce de complicações pós-operatórias. Ressalta-se que o dispositivo pode ser replicado em qualquer cenário de saúde, seja hospitalar ou da atenção primária, independente da complexidade do serviço, e poderá contribuir para melhores práticas alcançando a qualidade assistencial desejada. O produto não foi registrado como patente, pelo chatbot ser uma ferramenta já disponível e sim ser uma nova ideia de uso do mesmo para inovar a área de vigilância epidemiológica.;
Abstract Introduction: Postoperative surgical site infections have significant impacts on morbidity and mortality; they are considered an adverse health care event. The Board of Directors Resolution (Resolução da Diretoria Colegiada - RDC), No. 8, dated February 27, 2009, describes the importance of epidemiological surveillance of health services that perform surgeries. It aims to search for data on patients underwent surgical procedures, in order to investigate possible infections as well as knowing the outcomes of patients regarding the presence or absence of infection, and finally, qualifying the planning of actions for improvements. Conducting an epidemiological search is the responsibility of the infection control service, and an active search using a prospective and continuous method is mandatory. Objectives: To verify the feasibility of a chatbot developed for post-discharge surveillance of surgical patients. Method: Applied research on chatbot viability for infection monitoring after surgical patient discharge. This process was carried out in two stages: 1) Development of a chatbot. In partnership with a information technology company, which works with a focus on the design of mobile technologies to serve the health segment, the chatbot was developed. 2) assessment of chatbot viability. The feasibility assessment was performed with post-discharge surgical patients, interviewed at the hospital where the study was carried out. In step 2 the patients were included undergoing surgical procedures in a large, private hospital in Rio Grande do Sul. Data collection was performed through the chatbot itself, via the Whatsapp application. Data analysis was performed using descriptive statistics. The research project was approved by the Research Ethics Committee of the institutions involved (proponent and co-participant). The study was guided by Resolution 466/12 of the National Health Council and also by the General Personal Data Protection Law (LGPD), No. 13,709 of August 14, 2018. Results: 132 patients included in this study, who had been submitted to different types of surgeries, were contacted with chatbot messages 30 days after hospital discharge. The data confirmed that the tool has resolution and efficiency, due to the feedback of the users referring to the tool. We are aware that epidemiological surveillance of SSIs and their notification, in addition to care during the procedure, can improve the efficiency of care and reduce the burden of surgical infections. Conclusion: The current study made it possible to verify the feasibility of a chatbot developed for postdischarge surveillance of surgical patients, in a sample of postoperative patients in a large, private hospital located in southern Brazil. Final Product: It was constituted the feasibility of a chatbot developed for post-discharge surveillance of surgical patients as well as its assessment, which was made by those patients. Therefore, during the research, we carry out an epidemiological surveillance as recommended by Anvisa, providing from 15 to 21 days after the surgical procedures, in addition to monitoring the surgical patient in real time without the need for a professional with exclusive dedication, contributing to post-operative care after discharge. The impact of this product is related to greater agility in the post-discharge surveillance process of surgical patients, greater safety in the postoperative period, with a reduction in the risk of adverse events, such as surgical site infections and the early identification of postoperative complications. It is important to draw attention to the device, since it can be replicated in any health setting, whether hospital or primary care, regardless of the complexity of the service, and may contribute to better practices, achieving the soughtafter quality of care. The product was not registered as a patent, as the chatbot is a tool already available, but rather a new idea for using it to innovate in the area of epidemiological surveillance.;
Palavras-chave Monitoramento epidemiológico; Segurança do paciente; Infecção da ferida cirúrgica; Tecnologia biomédica; Enfermagem; Epidemiological surveillance; Patient safety; Surgical wound infection; Technology applied to health care; Nursing;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências da Saúde::Enfermagem;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2022-04-20;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12690;
Programa Programa de Pós-Graduação em Enfermagem;


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