Autor |
Cunha, Fabiana Lemos de Campos; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/0316063735740069; |
Orientador |
Schaefer, Rafaela; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/5388403569420126; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Saúde; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Apoio social percebido em estudantes universitários: um estudo transversal; |
Resumo |
Neste trabalho, optou-se por estudar o apoio social percebido entre estudantes universitários. Sabe-se que o ingresso no ensino superior carrega consigo um misto de euforia e preocupação. Muitas mudanças na vida dos jovens fazem com que esse momento seja ímpar e com uma importância enorme no desenvolvimento de habilidades sociais e acadêmicas, sendo que o modo como os indivíduos lidam com essas mudanças pode determinar o desenvolvimento psíquico e a aquisição de novas habilidades sociais ou sintomas de doenças psiquiátricas (ARIÑO et al., 2018).Há mais de setenta anos, na Europa e Estados Unidos, profissionais se reúnem para discutir como pode ser desenvolvida, avaliada, acompanhada e melhorada a saúde mental dos estudantes. Desde a I Conferência de Saúde Mental Estudantil, em 1956, onde se reuniram profissionais de trinta e sete países, tornou-se clara a importância das ações de apoio ao estudante (CERCHIARI; CAETANO; FACCENDA, 2005).; |
Palavras-chave |
Apoio social; Estudante universitário; Ensino superior; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências da Saúde::Saúde Coletiva; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2023-03-31; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12655; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva; |