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Inovação no modelo de negócio para a sustentabilidade de empresa do bionegócio na região amazônica

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Autor Silva, Márcia Regina Marques Amado da;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9597096368932293;
Orientador Borchardt, Míriam;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2943895512034908;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola Politécnica;
Idioma pt_BR;
Título Inovação no modelo de negócio para a sustentabilidade de empresa do bionegócio na região amazônica;
Resumo O objetivo deste estudo é propor um conjunto de elementos norteadores para inovar e incorporar a sustentabilidade no modelo de negócio de empresas do bionegócio, focadas em produtos florestais não-madeireiros. Foram analisadas as alterações efetuadas no modelo de negócio de um empreendimento do ramo do bionegócio, de base florestal não madeireira na Floresta Amazônica, certificada pelo laboratório B, que alcançou impacto social positivo obtendo lucro por meio da prática do bem comum. Para tanto, foi estudado de que forma a inovação no modelo de negócio da empresa foi orientado para a sustentabilidade e interferiu positivamente na cadeia produtiva da empresa. Foi realizado um estudo de caso na maior empresa produtora de carvão ativado de coco babaçu da América Latina para uso industrial. Esta empresa é uma Empresa B (Benefit Corporation ou B Corp). Foram analisados os ganhos e os benefícios para todos os stakeholders impactados pela inovação no modelo de negócio. As principais contribuições do estudo são: (i) propor um conjunto de elementos norteadores para inovar e incorporar a sustentabilidade no modelo de negócio de empresas do bionegócio, focadas em produtos florestais não-madeireiros; (ii) descrever como ocorre a inovação do modelo de negócio voltado para a sustentabilidade em uma empresa do ramo do bionegócio; (iii) analisar as barreiras e os alavancadores de inovações tecnológicas para a preservação das tradições e do meio ambiente; e (iv) estudar um objeto pouco explorado como uma Empresa B na Floresta Amazônica. Desta forma este estudo contribui com a literatura sob a ótica da valorização de ações no aspecto econômico com igual relevância ao valor sustentável capturado pelos stakeholders, no sentido de garantir a continuidade do impacto socioambiental positivo, alcançado pela empresa. Esperam-se novos avanços a partir da percepção das comunidades tradicionais como indígenas e quebradeiras de coco, dependentes da floresta, a fim de implementar parcerias com interesse mútuo, onde seja possível alinhar as inovações tecnológicas, as práticas da sustentabilidade socioambiental e os ganhos econômicos.;
Abstract The objective of this study is to propose a set of guiding elements to innovate and incorporate sustainability into the business model of biobusiness companies, focused on non-timber forest products. Changes made to the business model of an enterprise in the field of biobusiness, with a non-timber forest base in the Amazon Forest, certified by laboratory B, which achieved a positive social impact by making a profit through the practice of the common good, were analyzed. Therefore, it was studied how innovation in the company's business model was oriented towards sustainability and positively interfered in the company's production chain. A case study was carried out in the largest producer of babassu coconut activated charcoal in Latin America for industrial use. This company is a B Corp (Benefit Corporation or B Corp). The gains and benefits for all stakeholders impacted by the innovation in the business model were analyzed. The study's main contributions are: (i) to propose a set of guiding elements to innovate and incorporate sustainability into the business model of biobusiness companies, focused on non-timber forest products; (ii) to describe how the innovation of the business model focused on sustainability occurs in a company in the field of biobusiness; (iii) to analyze the barriers and drivers of technological innovations for the preservation of traditions and the environment; and (iv) to study a little-explored object like a B Corp in the Amazon Rainforest. In this way, this study contributes to the literature on valuing shares in the economic aspect with equal relevance to the sustainable value captured by stakeholders to guarantee the continuity of the positive socio-environmental impact achieved by the company. New advances are expected from the perception of traditional communities, such as indigenous and coconut breakers, dependent on the forest, to implement partnerships with mutual interest based on technological innovations, the practice of sustainability and economic gain.;
Palavras-chave Negócio sustentável; Modelo de negócio sustentável; Inovação; Empresa B; B Corp; Bioeconomia; Bionegócio; Sustainable business; Sustainable business model; Innovation; Company B; Bioeconomy; Biobusiness;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Engenharias::Engenharia de Produção;
Tipo Tese;
Data de defesa 2023-06-16;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12636;
Programa Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas;


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