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Autor Batista, Marcelo Vianna;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/1791665928466516;
Orientador Meyer, Guilherme Englert Corrêa;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/0452457026604900;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Estratégias ativistas no design;
Resumo A proposta da tese é compreender as estratégias ativistas no design, reconhecendo “ativismo” e “estratégias” como fronteiras do campo de conhecimento na área do design as quais promovemos avanços. Para isto, a tese se desenvolve em três movimentos metodológicos. No primeiro movimento, realizamos revisão de literatura, examinando a) produções científicas sobre Ativismo; b) Design Ativista, Design em que se reconhece características ativistas; e c) estratégias e Design Estratégico, desenvolvendo um marco teórico provisório sobre estratégias ativistas no design. No segundo movimento, realizamos a observação, experimentação e análise das estratégias ativistas no campo empírico em cinco práticas experimentais (Vozes pela Ciência, Afrodite Gorda, A Igreja do Empreendedorismo, Reddit x Bolsa de Valores e os cases “Tudo bem por aí?” e “Tela… Sala de Espera”). A cada prática, as escolhas de métodos qualitativos de produção de informação consideram as suas particularidades em que apresentamos, uma a uma, na forma de relatos que contemplam a) contextualização pertinente; b) esclarecimentos sobre as contingências dadas; c) descrição do evento observado nesta contingência; d) o que a situação revela sobre o agir ativista; e, por fim, e) o desenvolvimento de uma proposta de estratégias ativistas no design a partir da análise do que as práticas revelavam o que o foi posicionado no marco teórico. O terceiro movimento adota como método o seminário, levando as argumentações constituídas no primeiro e segundo movimento para debate e reflexão com a) autores brasileiros com produção científica sobre os temas Design e Ativismo e b) indivíduos brasileiros que utilizam o hashtag #designativista entre novembro e dezembro de 2022. Ao final, apresentamos uma retomada geral sobre o percurso destes quatro anos de produção evidenciando que o está em jogo quando falamos de ativismo no design e nosso argumento final acerca das estratégias ativistas no design com ênfase na diplomacia e no humor: as estratégias: são mais que um grito de “basta” e assumem “veja bem” que desacelera e promove outras visões sobre a situação ativista e causam “estrago”, mas sorrateiramente, às margens do confronto direto.;
Abstract The proposal of the thesis is to understand activist strategies in design, recognizing "activism" and "strategies" as boundaries of knowledge in the field of design that we seek to promote advances in. To achieve this, the thesis is developed in three methodological movements. In the first movement, we conducted a literature review examining a) scientific productions on Activism; b) Activist Design, design in which activist characteristics are recognized; and c) strategies and Strategic Design, developing a provisional theoretical framework on activist strategies in design. In the second movement, we conducted observation, experimentation, and analysis of activist strategies in the empirical field in five experimental practices (Voices for Science, Afrodite Gorda, The Church of Entrepreneurship, Reddit vs. Stock Market, and the cases “Tudo bem por aí?” and “Tela... Sala de Espera”), in which qualitative methods were chosen to consider the particularity of each experimental practice, adopting reporting as a way of providing in-depth presentation of the activist situations presented. One by one, the practices are presented with a) pertinent contextualization; b) clarifications about the given contingencies; c) description of the observed event in this contingency; d) what the situation reveals about activist action; and, finally, e) the development of a proposal for activist strategies in design based on the analysis of what the practices revealed, which was positioned in the theoretical framework. The third movement adopts the seminar method, bringing the arguments developed in the first and second movements about activist strategies in design for debate and reflection with a) Brazilian authors with scientific production on Design and Activism, and b) Brazilian individuals who use the hashtag #designativista between November and December 2022. At the end, we present a general overview of the course of these four years of production, highlighting what is at stake when we talk about activism in design, and our final argument about activist strategies in design with an emphasis on diplomacy and humor: these strategies are more than just screaming for 'STOP' and assume a 'well, let's see' that slows down and promotes other views on the activist situation, and cause 'damage', but in a surreptitious way, on the margins of direct confrontation.;
Palavras-chave Design; Ativismo; Estratégia; Design estratégico; Práticas experimentais; Diplomacia; Humor; Activism; Strategy; Strategic design; Experimental practices; Diplomacy;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Desenho Industrial;
Tipo Tese;
Data de defesa 2023-04-13;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12602;
Programa Programa de Pós-Graduação em Design;


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