RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

A comunicação digital como reflexo da necessidade experiencial do homem a partir do personalismo de Karol Wojtyla

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Autor Rocha, Raissa Lemos;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/0884290904996132;
Orientador Gomes, Pedro Gilberto;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8726873784241900;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título A comunicação digital como reflexo da necessidade experiencial do homem a partir do personalismo de Karol Wojtyla;
Resumo A midiatização é um fenômeno dinâmico que interfere diretamente no contexto social contemporâneo. Em estágio de comunicação digital, as suas características tornam-se ainda mais relevantes devido aos efeitos potenciais que é capaz de gerar, diferente do que é proporcionado pelos meios analógicos e tradicionais. Com isso, a relação entre a sociedade midiatizada com o modo da pessoa atuar e vivenciar suas experiências é estreita, e indica que na realidade os avanços do digital são o reflexo da necessidade experiencial do homem, pois tudo o que envolve a comunicação digital tem a finalidade voltada para a pessoa e só cumpre sua atividade se está direcionada a alguém. Para compreender as especificidades envolvidas neste processo, propomos observar os avanços da comunicação e as principais considerações sobre a evolução dos meios até a midiatização em estágio de comunicação digital apontadas por Pedro Gilberto Gomes, para em seguida expor as características da experiência humana analisadas sob a perspectiva do personalismo de Karol Wojtyla. O objetivo dessa investigação é identificar as particularidades da nova ambiência vigente, potencializando o protagonismo da pessoa e de sua atuação comportamental para manifestar os aspectos de seu modo de ser e existir no mundo.;
Abstract Mediatization is a dynamic phenomenon that interferes directly in the contemporary social context. In the digital communication stage, its characteristics become even more relevant due to the potential effects it is capable of generating, different from what is provided by analogue and traditional means. With this, the relationship between the mediatized society and the person's way of acting and living their experiences is close, and indicates that in reality the advances in digital are a reflection of man's experiential need, since everything that involves digital communication has the purpose turned to the person and only fulfills its activity if it is directed to someone. In order to understand the specificities involved in this process, we propose to observe the advances in communication and the main considerations about the evolution of the means until mediatization in the digital communication stage pointed out by Pedro Gilberto Gomes, to then expose the characteristics of the human experience analyzed under the heading perspective of Karol Wojtyla's personalism. The objective of this investigation is to identify the particularities of the new current ambience, enhancing the protagonism of the person and his behavioral performance to manifest the aspects of his way of being and existing in the world.;
Palavras-chave Midiatização; Comunicação digital; Personalismo; Karol Wojtyla; Mediatization; Digital communication; Personalism;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2023-07-11;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12587;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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