Resumo:
A midiatização é um fenômeno dinâmico que interfere diretamente no contexto social contemporâneo. Em estágio de comunicação digital, as suas características tornam-se ainda mais relevantes devido aos efeitos potenciais que é capaz de gerar, diferente do que é proporcionado pelos meios analógicos e tradicionais. Com isso, a relação entre a sociedade midiatizada com o modo da pessoa atuar e vivenciar suas experiências é estreita, e indica que na realidade os avanços do digital são o reflexo da necessidade experiencial do homem, pois tudo o que envolve a comunicação digital tem a finalidade voltada para a pessoa e só cumpre sua atividade se está direcionada a alguém. Para compreender as especificidades envolvidas neste processo, propomos observar os avanços da comunicação e as principais considerações sobre a evolução dos meios até a midiatização em estágio de comunicação digital apontadas por Pedro Gilberto Gomes, para em seguida expor as características da experiência humana analisadas sob a perspectiva do personalismo de Karol Wojtyla. O objetivo dessa investigação é identificar as particularidades da nova ambiência vigente, potencializando o protagonismo da pessoa e de sua atuação comportamental para manifestar os aspectos de seu modo de ser e existir no mundo.