Autor |
Veiga, Mariluce Lopes Pedroso; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/8755163834397520; |
Orientador |
Bonin, Jiani Adriana; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/5067996940631872; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
A busca de Amaranda: educomunicação, cidadania e gênero: a expressão comunicativa através da arte na coletiva Papel Mulher; |
Resumo |
A dissertação busca analisar, em perspectiva educomunicativa, como operam as expressões artísticas da coletiva Papel Mulher no Instagram para a construção da cidadania comunicativa e de gênero. A investigação foi conduzida a partir de premissas epistemológicas e metodológicas baseadas na Transmetodologia (MALDONADO, 2011; 2013; 2015; 2019; BONIN, 2011; 2016), como uma experimentação dialógica multimetodológica crítica, interdisciplinar, sentipensante, que articula as dimensões epistemológica, teórica, metodológica e técnica. As problematizações, afim de interpretar as expressões artísticas da coletiva e suas contribuições para cidadania de gênero, foram divididas em 3 eixos: educomunicação (FREIRE, 2013; 2016; 2017; KAPLÚN, 1998; RODRÍGUEZ, 2016; HOOKS; 2017; 2020); cidadania comunicativa (MATA, 2002; 2006; CORTINA, 2005; MARTÍN-BARBERO, 2014; MATTELART, VITALIS, 2015; VAN DIJCK, 2020) e Gênero (LUGONES, 2014; LOURO, 1997; BUTLER, 2003). A partir da perspectiva da Etnografia digital (HINE, 2004; PINK, 2016) foram realizadas observações, análises de postagens e interações na plataforma do Instagram, como também a aplicação de questionários e entrevistas com a fundadora, integrante e seguidoras da coletiva Papel Mulher, todas mediadas por plataformas digitais. Os resultados da pesquisa apontaram para o desenvolvimento de uma práxis educomunicativa realizada pela coletiva Papel Mulher, que leva em conta as dimensões políticas, éticas e estéticas, e que em articulação com o Instagram, outras plataformas digitais e o ambiente urbano, contribui para construção de reflexões, diálogos e produções relacionadas a cidadania comunicativa e de gênero a partir da expressão artística de mulheres.; |
Abstract |
The dissertation seeks to analyze, in educommunicative perspective, how the artistic expressions of the collective Papel Mulher on Instagram operate for the construction of communicative and gender citizenship. The research was conducted from epistemological and methodological premises based on Transmethodology (MALDONADO, 2011; 2013; 2015; 2019; BONIN, 2011; 2016), as a critical, interdisciplinary, multimethodological dialogical experimentation that articulates the epistemological, theoretical, methodological and technical dimensions. The problematizations, in order to interpret the artistic expressions of the collective and their contributions to gender citizenship, were divided into 3 axes: educommunication (FREIRE, 2013; 2016; 2017; KAPLÚN, 1998; RODRÍGUEZ, 2016; HOOKS; 2017; 2020);
communicative citizenship (MATA, 2002; 2006; CORTINA, 2005; MARTÍN- BARBERO, 2014; MATTELART, VITALIS, 2015; VAN DIJCK, 2020) and Gender
(LUGONES, 2014; LOURO, 1997; BUTLER, 2003). From the perspective of Digital Ethnography (HINE, 2004; PINK, 2016) observations, analysis of posts and interactions on the Instagram platform, as well as the application of questionnaires and interviews with the founder, member and followers of the collective Papel Mulher were carried out, all mediated by digital platforms. The results of the research pointed to the development of an educommunicative praxis carried out by the collective Papel Mulher, which takes into account the political, ethical and aesthetic dimensions, and that in articulation with Instagram, other digital platforms and the urban environment, contributes to the construction of reflections, dialogues and productions related to communicative and gender citizenship from the artistic expression of women.; |
Palavras-chave |
Educomunicação; Cidadania comunicativa; Gênero; Arte; Instagram; Educommunication; Communicative citizenship; Gender; Art; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2023-04-28; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12586; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação; |