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Estudo meta-analítico sobre propensão à adoção de tecnologia no setor do ensino superior

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Autor Sant´Anna, Tarcísio;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/9855023741462611;
Orientador Santini, Fernando de Oliveira;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/5561111957141119;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola de Gestão e Negócios;
Idioma pt_BR;
Título Estudo meta-analítico sobre propensão à adoção de tecnologia no setor do ensino superior;
Resumo Diuturnamente, a tecnologia se apresenta como uma excelente aliada para a otimização do sucesso dos discentes no processo de ensino-aprendizagem. Destarte, visando diagnosticar a propensão à adoção de tecnologia no setor do ensino superior, grande problema da área de administração, decidiu o autor desta Tese elaborar uma meta-análise, método estatístico rigoroso de síntese, que oferece a oportunidade de visualizar o contexto da pesquisa, combinando os resultados quantitativos de vários estudos empíricos. Em termos acadêmicos, esta pesquisa contribuirá principalmente para fornecer uma revisão teórica do real efeito de propensão à adoção tecnológica no contexto do aluno, por meio de construtos relacionais associados ao referido comportamento e da análise de antecedentes, consequentes e moderadores. Para tanto, na primeira parte das análises, 240 estudos foram incluídos e, após aplicação final dos critérios aceitos de triagem das pesquisas primárias nesta meta-análise, foram utilizados 55 (cinquenta e cinco) estudos com participação superior a 25.062 respondentes, publicados até setembro de 2020. Oportuno destacar que não fora encontrado algum estudo meta-analítico, sem intervalo de tempo, na perspectiva do discente. Os resultados revelam que a maioria dos ambientes de pesquisas sobre TAM no contexto educacional vem da Ásia, América e Europa. Que, a partir da análise estatística, foram identificados dez construtos antecedentes e quatro consequentes. Com o intuito de proporcionar maior robustez a meta-análise, testou-se os eventuais efeitos moderadores para verificar as possíveis influências do aspecto cultural de Distância de Poder, Individualismo, Masculinidade, Aversão a incerteza, Orientação de Longo Prazo, Indulgência, além de econômico (IDH) nas relações citadas. Os resultados permitirão aos gestores tomar decisões mais precisas para minimizar potenciais barreiras à adoção de novas tecnologias, mormente no contexto educacional. Pesquisas futuras poderiam explorar atributos ambientais para produzir o crescimento da adoção de tecnologia na perspectiva do discente, analisar o gênero na aceitação de tecnologia e a adoção de metaverso na educação.;
Abstract Daily, the technology as an excellent ally for optimizing the success of students in the teaching-learning process. Thus, in order to diagnose the tendency to adopt technology in the higher education sector, a major problem in the administration area, the author of this thesis decided to elaborate a meta-analysis, a rigorous statistical method of synthesis, which offers the opportunity to visualize the context of the research. Combining the quantitative results of several empirical studies. In academic terms, this research will mainly contribute to provide a theoretical review of the real effect of propensity to technology adoption in the student's context, through relational constructs associated with the referred behavior and the analysis of antecedents, consequents and moderators. Therefore, in the first part of the analyses, 240 studies were included and, after the final application of the accepted criteria for screening primary research in this meta-analysis, 55 (fifty-five) studies with participation of over 25,062 respondents, published until September of 2020, were used. It is worth noticing that no meta-analytic study was found, without a time interval, from the student's perspective. The results reveal that most research environments on TAM in the educational context come from Asia, America and Europe. From the statistical analysis, ten antecedent and four consequent constructs were identified. To make the meta-analysis even more robust, possible effects were tested to verify the possible influences of the cultural aspect of Power Distance, Individualism, Masculinity, Uncertainty Aversion, Long-Term Orientation, in addition to economic (HDI) in the previously mentioned relationships. The results will allow managers to make more accurate decisions to minimize potential barriers to the adoption of new technologies, especially in the educational context. Future research could explore environmental attributes to drive technology adoption growth from a student perspective, analyze gender in technology adoption, and metaverse adoption and acceptance in education.;
Palavras-chave Modelo de Aceitação de Tecnologia; Antecedentes; Meta-análise; Consequentes; Moderadores; Technology Acceptance Model; Antecedents; Meta-analysis; Consequents; Moderators;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Administração;
Tipo Tese;
Data de defesa 2022-12-22;
Agência de fomento Nenhuma;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12565;
Programa Programa de Pós-Graduação em Administração;


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