Resumen:
Diuturnamente, a tecnologia se apresenta como uma excelente aliada para a otimização do sucesso dos discentes no processo de ensino-aprendizagem. Destarte, visando diagnosticar a propensão à adoção de tecnologia no setor do ensino superior, grande problema da área de administração, decidiu o autor desta Tese elaborar uma meta-análise, método estatístico rigoroso de síntese, que oferece a oportunidade de visualizar o contexto da pesquisa, combinando os resultados quantitativos de vários estudos empíricos. Em termos acadêmicos, esta pesquisa contribuirá principalmente para fornecer uma revisão teórica do real efeito de propensão à adoção tecnológica no contexto do aluno, por meio de construtos relacionais associados ao referido comportamento e da análise de antecedentes, consequentes e moderadores. Para tanto, na primeira parte das análises, 240 estudos foram incluídos e, após aplicação final dos critérios aceitos de triagem das pesquisas primárias nesta meta-análise, foram utilizados 55 (cinquenta e cinco) estudos com participação superior a 25.062 respondentes, publicados até setembro de 2020. Oportuno destacar que não fora encontrado algum estudo meta-analítico, sem intervalo de tempo, na perspectiva do discente. Os resultados revelam que a maioria dos ambientes de pesquisas sobre TAM no contexto educacional vem da Ásia, América e Europa. Que, a partir da análise estatística, foram identificados dez construtos antecedentes e quatro consequentes. Com o intuito de proporcionar maior robustez a meta-análise, testou-se os eventuais efeitos moderadores para verificar as possíveis influências do aspecto cultural de Distância de Poder, Individualismo, Masculinidade, Aversão a incerteza, Orientação de Longo Prazo, Indulgência, além de econômico (IDH) nas relações citadas. Os resultados permitirão aos gestores tomar decisões mais precisas para minimizar potenciais barreiras à adoção de novas tecnologias, mormente no contexto educacional. Pesquisas futuras poderiam explorar atributos ambientais para produzir o crescimento da adoção de tecnologia na perspectiva do discente, analisar o gênero na aceitação de tecnologia e a adoção de metaverso na educação.