Autor |
Barbato, Cesar Souza; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/6742953392666648; |
Orientador |
Kersch, Dorotea Frank; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/4951080302973564; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
“Se ele soubesse a minha história”: a narrativa de linguísticas aplicados sobre a experiência do doutorado sanduíche e sua relação com a língua inglesa; |
Resumo |
A presente pesquisa analisa narrativas de linguistas aplicados participantes do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), com enfoque no papel da língua inglesa e seus desdobramentos nessa experiência, tendo em vista que há, ainda, uma lacuna nos estudos de narrativas em Linguística Aplicada nesse âmbito. Analisa também como os/as participantes percebem reverberações da experiência no exterior em suas práticas de ensino de inglês (correção de erros, pronúncia, aspectos fonéticos), bem como intenta verificar o uso e valor atribuído ao idioma durante a experiência do intercâmbio (dificuldades, desafios e transformações ocorridas durante esse período) e entender o processo de internacionalização em contexto brasileiro, já que o PDSE é uma das iniciativas para tal, a partir de um viés crítico. A fundamentação teórica está baseada em discussões sobre a globalização (SANTOS, 2021), a internacionalização da educação superior (KNIGHT, 1994, 2004, 2014), o uso da língua inglesa como língua franca (JENKINS, 2009), os usos geopolíticos da língua (MIGNOLO, 2003; SEIDLHOFER, 2012; VERONELLI, 2015) e os estudos decoloniais (MIGNOLO, 2003; QUIJANO, 2005). A metodologia desta pesquisa é de cunho qualitativo, tendo como teoria analítica a abordagem narrativa de Bastos (2005), conceitos de posicionamento (DAVIES e HARRÉ, 1990), performance narrativa (BAUMAN, 1986), noções de Discurso (GEE, 2008) e as lâminas de análise de Biar, Orton e Bastos (2021). A geração de dados aconteceu por meio de entrevistas semiestruturadas e gravadas pela plataforma Microsoft Teams. Os dados foram analisados conforme a abordagem das lâminas de análise de Biar, Barton e Orton (2021). Os resultados do estudo indicam que a experiência do doutorado sanduíche, no que se refere a episódios de língua, propicia experiências relacionadas a sotaque, pronúncia, preconceito e geopolítica da língua. Além disso, os entrevistados que atuam em sala de aula também compartilham como a vivência fora, durante o período do doutorado sanduíche, reverbera em suas práticas em sala de aula. Estudos desse cunho contribuem para a construção de uma visão decolonizada do doutorado sanduíche, pois problematizam aspectos referentes à idealização da experiência fora do Brasil, mas também demonstram a importância do doutorado-sanduíche para a construção da identidade e da carreira dos participantes/ pós-graduandos/ futuros doutores.; |
Abstract |
The present research analyzes narratives of applied linguists participating in the Sandwich Doctoral Study Abroad Program (PDSE). It focuses on the role of the English language and its unfoldings in the exchange experience, considering that there is still a gap in the studies of narratives in Applied Linguistics in this field. It also analyzes how the participants perceive the reverberations of the experience abroad in their English teaching practices (error correction, pronunciation, phonetic aspects), as well as verifying the use and value attributed to the language during the exchange experience (difficulties, challenges and transformations that occurred during this period) and understanding the internationalization process in the Brazilian context, since PDSE is one of the initiatives for that, from a critical perspective. The theoretical foundation is based on discussions about globalization (SANTOS, 2021), the internationalization of higher education (KNIGHT, 1994, 2004, 2014), the use of English as a lingua franca (JENKINS, 2009), the geopolitical uses of language (MIGNOLO, 2003; SEIDLHOFER, 2012; VERONELLI, 2015) and decolonial studies (MIGNOLO, 2003; QUIJANO, 2005). The methodology of this research is qualitative, having as analytical theory the narrative approach of Bastos (2008), concepts of positioning (DAVIES and HARRÉ, 1990), narrative performance (BAUMAN, 1986), notions of Discourse (GEE, 2008) and the analysis slides of Biar, Orton and Bastos (2021). Data generation took place through semi-structured and recorded interviews using the Microsoft Teams platform. The data were analyzed according to Biar, Barton, and Orton's (2021) analysis slides approach. The results of the study indicate that the sandwich PhD experience, with regard to language episodes, provides experiences related to accent, pronunciation, prejudice, and language geopolitics. Furthermore, the interviewees who work in the classroom also share how the experience abroad during the sandwich doctorate reverberates in their classroom practices. Studies of this nature contribute to the construction of a decolonized view of the sandwich doctorate, since they problematize aspects related to the idealization of the experience outside Brazil, but also demonstrate the importance of the sandwich doctorate for the construction of the identity and career of the participants/post-graduates/future PhD’s/academics.; |
Palavras-chave |
Doutorado sanduíche; Internacionalização; Geopolítica da língua; Estudos decoloniais; Língua inglesa; Sandwich doctorate; Internationalization; Geopolitics of language; Decolonial studies; English language; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2023-03-15; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12538; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada; |