Resumo:
A presente pesquisa analisa narrativas de linguistas aplicados participantes do Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), com enfoque no papel da língua inglesa e seus desdobramentos nessa experiência, tendo em vista que há, ainda, uma lacuna nos estudos de narrativas em Linguística Aplicada nesse âmbito. Analisa também como os/as participantes percebem reverberações da experiência no exterior em suas práticas de ensino de inglês (correção de erros, pronúncia, aspectos fonéticos), bem como intenta verificar o uso e valor atribuído ao idioma durante a experiência do intercâmbio (dificuldades, desafios e transformações ocorridas durante esse período) e entender o processo de internacionalização em contexto brasileiro, já que o PDSE é uma das iniciativas para tal, a partir de um viés crítico. A fundamentação teórica está baseada em discussões sobre a globalização (SANTOS, 2021), a internacionalização da educação superior (KNIGHT, 1994, 2004, 2014), o uso da língua inglesa como língua franca (JENKINS, 2009), os usos geopolíticos da língua (MIGNOLO, 2003; SEIDLHOFER, 2012; VERONELLI, 2015) e os estudos decoloniais (MIGNOLO, 2003; QUIJANO, 2005). A metodologia desta pesquisa é de cunho qualitativo, tendo como teoria analítica a abordagem narrativa de Bastos (2005), conceitos de posicionamento (DAVIES e HARRÉ, 1990), performance narrativa (BAUMAN, 1986), noções de Discurso (GEE, 2008) e as lâminas de análise de Biar, Orton e Bastos (2021). A geração de dados aconteceu por meio de entrevistas semiestruturadas e gravadas pela plataforma Microsoft Teams. Os dados foram analisados conforme a abordagem das lâminas de análise de Biar, Barton e Orton (2021). Os resultados do estudo indicam que a experiência do doutorado sanduíche, no que se refere a episódios de língua, propicia experiências relacionadas a sotaque, pronúncia, preconceito e geopolítica da língua. Além disso, os entrevistados que atuam em sala de aula também compartilham como a vivência fora, durante o período do doutorado sanduíche, reverbera em suas práticas em sala de aula. Estudos desse cunho contribuem para a construção de uma visão decolonizada do doutorado sanduíche, pois problematizam aspectos referentes à idealização da experiência fora do Brasil, mas também demonstram a importância do doutorado-sanduíche para a construção da identidade e da carreira dos participantes/ pós-graduandos/ futuros doutores.