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Fatores dificultadores e habilitadores para a introdução de veículos elétricos leves no Brasil: uma abordagem a partir do modelo de difusão de inovação de Everett Rogers

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Autor Santos, Rodinaldo Ferreira dos;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/7975742886340958;
Orientador Antunes Júnior, José Antônio Valle;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2828871234344046;
Co-orientador Silva, Débora Oliveira da;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola Politécnica;
Idioma pt_BR;
Título Fatores dificultadores e habilitadores para a introdução de veículos elétricos leves no Brasil: uma abordagem a partir do modelo de difusão de inovação de Everett Rogers;
Resumo Esta pesquisa trata da temática da difusão dos BEVs (Battery Electrical Vehicle) no Brasil, realizando uma comparação com os EUA. Apesar de ser uma invenção do final do século XIX, não deixa de ser uma inovação, pelo contexto de evolução tecnológica e de mercado que atualmente ocorre, seja por questões ambientais e de energia. Esse movimento crescente no mercado dos EVs (Electrical Vehicle) no mundo traz a necessidade dos países se prepararem para essa mudança e o entendimento de um player em evolução neste mercado, neste caso os EUA, comparado com o Brasil que ainda está tímido, poderá auxiliar em decisões futuras para partes interessadas. A presente pesquisa foi realizada por meio de um Estudo de Caso Comparado, em que foram avaliados aspectos socioeconômicos e estruturais dos dois países, além de variáveis importantes e influentes neste contexto. Pesquisas sobre inovação, mercado de EVs, entre outras, foram utilizadas para embasamento dos dados e, para confirmar a relevância deles, foi realizado um questionário com dez especialistas da indústria automotiva atuantes nos dois países, corroborando com a validação dos dados. Com a confiança dos dados pesquisados, eles foram aplicados ao modelo de difusão da inovação desenvolvido por Everett Rogers. Apesar de outros modelos de difusão existentes, o modelo de Rogers foi o que melhor se adequou para a pesquisa proposta por ser um modelo que possibilita a aplicação com menor número de dados. Foram aplicados os dados socioeconômicos e estruturais identificados na pesquisa e aplicados nos cinco estágios de difusão da inovação proposto por Rogers, permitindo identificar as diferenças entre os dois países no processo de difusão. Posteriormente, utilizando dados de mercado, Brasil e EUA foram posicionados na curva de difusão da inovação do modelo. A utilização do modelo evidenciou a diferença entre os dois países e como resultado os fatores socioeconômicos e estruturais nos quais o Brasil necessita fortalecer para acelerar a difusão dos EVs e se tornar um importante player neste mercado.;
Abstract This research deals with the theme of the diffusion of BEVs (Battery Electrical Vehicle) in Brazil, making a comparison with the USA. Despite being an invention of the late nineteenth century, it is still an innovation, due to the context of technological and market evolution that currently occurs, whether for environmental and energy issues. This growing movement in the EVs (Electrical Vehicle) market in the world, brings the need for countries to prepare for this change and the understanding of an evolving player in this market, in this case the U.S., compared to Brazil that is still shy, can help in future decisions for stakeholders. The present research was conducted through a Comparative Case Study, in which socioeconomic and structural aspects of both countries were evaluated, in addition to important and influential variables in this context. Research on innovation, EVs market, among others, were used to support data and to confirm their relevance, a questionnaire was conducted with ten automotive industry experts working in both countries, corroborating the validation of the data. With the confidence of the researched data, they were applied to the diffusion model of innovation developed by Everett Rogers. Despite other existing diffusion models, rogers' model was the one that best adapted to the proposed research because it is a model that allows the application with a smaller amount of data. The socioeconomic and structural data identified in the research and applied in the five stages of dissemination of innovation proposed by Rogers were applied, allowing to identify the differences between the two countries in the diffusion process. Subsequently using market data, Brazil and the USA were positioned in the diffusion curve of the model's innovation. The use of the model evidenced the difference between the two countries and as a result the socioeconomic and structural factors in which Brazil needs to strengthen to accelerate the diffusion of EVs and become an important player in this market.;
Palavras-chave Inovação; Difusão da inovação; Veículos elétricos; Innovation; Diffusion of innovation; Electric vehicles;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Engenharias::Engenharia de Produção;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2023-03-17;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12512;
Programa Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas;


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