Resumo:
Esta pesquisa trata da temática da difusão dos BEVs (Battery Electrical Vehicle) no Brasil, realizando uma comparação com os EUA. Apesar de ser uma invenção do final do século XIX, não deixa de ser uma inovação, pelo contexto de evolução tecnológica e de mercado que atualmente ocorre, seja por questões ambientais e de energia. Esse movimento crescente no mercado dos EVs (Electrical Vehicle) no mundo traz a necessidade dos países se prepararem para essa mudança e o entendimento de um player em evolução neste mercado, neste caso os EUA, comparado com o Brasil que ainda está tímido, poderá auxiliar em decisões futuras para partes interessadas. A presente pesquisa foi realizada por meio de um Estudo de Caso Comparado, em que foram avaliados aspectos socioeconômicos e estruturais dos dois países, além de variáveis importantes e influentes neste contexto. Pesquisas sobre inovação, mercado de EVs, entre outras, foram utilizadas para embasamento dos dados e, para confirmar a relevância deles, foi realizado um questionário com dez especialistas da indústria automotiva atuantes nos dois países, corroborando com a validação dos dados. Com a confiança dos dados pesquisados, eles foram aplicados ao modelo de difusão da inovação desenvolvido por Everett Rogers. Apesar de outros modelos de difusão existentes, o modelo de Rogers foi o que melhor se adequou para a pesquisa proposta por ser um modelo que possibilita a aplicação com menor número de dados. Foram aplicados os dados socioeconômicos e estruturais identificados na pesquisa e aplicados nos cinco estágios de difusão da inovação proposto por Rogers, permitindo identificar as diferenças entre os dois países no processo de difusão. Posteriormente, utilizando dados de mercado, Brasil e EUA foram posicionados na curva de difusão da inovação do modelo. A utilização do modelo evidenciou a diferença entre os dois países e como resultado os fatores socioeconômicos e estruturais nos quais o Brasil necessita fortalecer para acelerar a difusão dos EVs e se tornar um importante player neste mercado.