Autor |
Nogueira, Edithe Oliveira; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/5407318449252824; |
Orientador |
Borchardt, Miriam; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2943895512034908; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola Politécnica; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Proposição de conjunto de diretrizes para mitigar barreiras e dificuldades na implantação do e-commerce no pequeno e médio varejista; |
Resumo |
Esta pesquisa tem por objetivo geral propor um conjunto de diretrizes para mitigar as barreiras e as dificuldades na implantação e nas operações do e- commerce em pequenos e médios varejistas. O crescimento acelerado do comércio eletrônico, também conhecido como e-commerce, tornou-se uma importante vantagem competitiva para as empresas, traduzindo-se em uma nova alternativa para as pessoas realizarem suas compras em sites de maneira rápida e fácil. Com o crescimento do uso do comércio eletrônico no mundo, crescem também os problemas enfrentados com essa nova modalidade comercial. A presente pesquisa expõe os desafios quanto ao e-commerce, e as principais dificuldades e barreiras internas e externas encontradas pelos clientes com o uso dessa ferramenta na rede de comércio eletrônico. Esta pesquisa é exploratória e descrita qualitativamente, com pesquisa de campo interpretada por análise de conteúdo, utilizando-se de entrevistas com gestores e empresas que operam com plataforma tecnológica na modalidade do e- commerce. Considera-se que, com o elevado crescimento desse tipo de comércio na internet, cresce também a necessidade das organizações de planejarem um modelo adequado que comporte todo o sistema visto que há um elevado número de empresas que aderem ao sistema e-commerce.; |
Abstract |
This research has the general objective proposing a set of guidelines to mitigate the barriers and difficulties in the implementation and operations of e-commerce in small and medium retailers. The accelerated growth of electronic commerce, also known as e-commerce, has become an important competitive advantage for companies, translating into a new alternative for people to make their purchases on websites quickly and easily. With the growth of the use of electronic commerce in the world, the problems faced with this new commercial modality also grow. This research exposes the challenges regarding e-commerce, and the main difficulties and internal and external barriers encountered by customers using this tool in the e-commerce network. This research is exploratory and qualitatively described, with field research interpreted by content analysis, using interviews with managers and companies that operate with a technological platform in the e-commerce modality. It is considered that, with the high growth of this type of commerce on the internet, the need for organizations to plan an adequate model that supports the entire system also grows, since there is a large number of companies that adhere to the e-commerce system.; |
Palavras-chave |
E-commerce; Bussines-to-consumer; B2C; PMEs varejistas; Tecnologias; Dificuldades e barreiras; Retail SMEs; Technologies; Difficulties and barriers; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Engenharias::Engenharia de Produção; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2023-01-05; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12508; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção e Sistemas; |