Resumen:
Esta pesquisa tem por objetivo geral propor um conjunto de diretrizes para mitigar as barreiras e as dificuldades na implantação e nas operações do e- commerce em pequenos e médios varejistas. O crescimento acelerado do comércio eletrônico, também conhecido como e-commerce, tornou-se uma importante vantagem competitiva para as empresas, traduzindo-se em uma nova alternativa para as pessoas realizarem suas compras em sites de maneira rápida e fácil. Com o crescimento do uso do comércio eletrônico no mundo, crescem também os problemas enfrentados com essa nova modalidade comercial. A presente pesquisa expõe os desafios quanto ao e-commerce, e as principais dificuldades e barreiras internas e externas encontradas pelos clientes com o uso dessa ferramenta na rede de comércio eletrônico. Esta pesquisa é exploratória e descrita qualitativamente, com pesquisa de campo interpretada por análise de conteúdo, utilizando-se de entrevistas com gestores e empresas que operam com plataforma tecnológica na modalidade do e- commerce. Considera-se que, com o elevado crescimento desse tipo de comércio na internet, cresce também a necessidade das organizações de planejarem um modelo adequado que comporte todo o sistema visto que há um elevado número de empresas que aderem ao sistema e-commerce.