Autor |
Pereira, Alex Gomes; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/1676454293636622; |
Orientador |
Modolo, Regina Célia Espinosa; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/4414964356998749; |
Co-orientador |
Moraes, Carlos Alberto Mendes; |
Lattes do co-orientador |
http://lattes.cnpq.br/2076544554717764; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola Politécnica; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
Desenvolvimento de misturas asfálticas contendo material fresado e ligante asfáltico modificado com grafite; |
Resumo |
No Brasil, o estudo e o desenvolvimento de misturas asfálticas modificadas são justificados em razão da escassez de matéria prima e do elevado contingente de
sintomas patológicos identificados nas rodovias. Dentro deste contexto, o desenvolvimento de novas misturas asfálticas é um assunto que desperta elevado interesse, mas que requer pesquisas mais aprofundadas. Esta pesquisa teve por
objetivo geral verificar a viabilidade técnica de utilização de material fresado e ligante
asfáltico modificado com grafite como componente de misturas asfálticas. Nela são
apresentados e discutidos resultados referentes ao comportamento mecânico de
misturas asfálticas produzidas simultaneamente por material reciclado e por ligante
modificado utilizando grafite comercial e cominuído em moinho de alta energia. Para
atingir os objetivos específicos desta pesquisa, para além da caracterização dos
materiais testados (resíduos e grafite) foram produzidas dez composições de
concretos asfálticos, sendo elas: CA-REF110, CA-REF120, CA-GRAF210, CAGRAF220, CA-GRAF310, CA-GRAF320, CA-GRAFC410, CA-GRAFC420, CAGRAFC510 e CA-GRAFC520 que foram submetidas aos testes de resistência à tração
indireta estática e módulo de resiliência. Os ensaios de resistência mecânica
mostraram um comportamento superior nas composições produzidas
simultaneamente com material reciclado e ligante modificado com grafite cominuído
na ordem de 31,86% e 19,81%, seguido pelo comportamento das misturas produzidas
com material reciclado e ligante modificado com grafite comercial na ordem de 66,56%
e 84,69% comparada as misturas convencionais. Na avaliação do módulo de
resiliência, as misturas CA-GRAF210, CA-GRAF220, CA-GRAF310 e CA-GRAF320
apresentaram módulo de resiliência superior em 9,55%, 12,76%, 17,36% e 17,18%,
respectivamente, frente aos concretos convencionais. Enquanto as misturas CAGRAFC410, CA-GRAFC420, CA-GRAFC510 e CA-GRAFC520 evidenciaram um
aumento de módulo de resiliência na ordem de 20,77%, 18,39%, 25,39% e 26,74%
em comparação às composições de referência, constituindo-se, assim, num forte
instrumento para proporcionar melhorias ao setor rodoviário do país. Portanto, os
resultados dos ensaios mecânicos evidenciaram um desempenho positivo das
misturas asfálticas modificadas. Tal conclusão contribui para ratificar que o emprego
do RAP em composições asfálticas pode ser uma alternativa aos agregados
convencionais para a produção de misturas asfálticas.; |
Abstract |
In Brazil, the study and development of modified asphalt mixtures are justified due to
the scarcity of raw materials and the high number of pathological symptoms identified
on the highways. Within this context, the development of new asphalt mixtures is a
subject that arouses great interest, but requires further research. The general objective
of this research was to verify the technical viability of using milled material and graphite-modified asphalt binder as a component of asphalt mixtures. It presents and discusses results regarding the mechanical behavior of asphalt mixtures produced simultaneously with recycled material and modified binder using commercial graphite and comminuted in a high-energy mill. In order to achieve the specific objectives of this research, in addition to the characterization of the tested materials (waste and graphite), ten asphalt concrete compositions were produced, namely: CA-REF110, CA-REF120, CA-GRAF210, CA-GRAF220, CA-GRAF310 , CA-GRAF320, CAGRAFC410, CA-GRAFC420, CA-GRAFC510 and CA-GRAFC520 that were subjected to static indirect tensile strength and modulus tests. The mechanical resistance tests showed a superior behavior in the compositions produced simultaneously with recycled material and binder modified with comminuted graphite in the order of 31.86% and 19.81%, followed by the behavior of the mixtures produced with recycled material and binder modified with commercial graphite in the order of 66.56% and 84.69% compared to conventional mixtures. In the evaluation of the resilience modulus, the mixtures CA-GRAF210, CA-GRAF220, CA-GRAF310 and CA-GRAF320 presented superior resilience modulus in 9.55%, 12.76%, 17.36% and 17.18%, respectively, compared to conventional concrete. While the mixtures CA-GRAFC410, CAGRAFC420, CA-GRAFC510 and CA-GRAFC520 showed an increase of modulus of
resilience in the order of 20.77%, 18.39%, 25.39% and 26.74% compared to the
reference compositions, thus constituting a strong instrument to provide improvements
to the road sector in the country. Therefore, the results of the mechanical tests showed
a positive performance of the modified asphalt mixtures. This conclusion contributes
to confirm that the use of RAP in asphalt compositions can be an alternative to
conventional aggregates for the production of asphalt mixtures.; |
Palavras-chave |
Mistura asfáltica; Ligante modificado; Grafite; Asphalt mix; Modified linker; Graphite; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Engenharias::Engenharia Civil; |
Tipo |
Tese; |
Data de defesa |
2023-03-24; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12501; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil; |