Resumo:
No Brasil, o estudo e o desenvolvimento de misturas asfálticas modificadas são justificados em razão da escassez de matéria prima e do elevado contingente de
sintomas patológicos identificados nas rodovias. Dentro deste contexto, o desenvolvimento de novas misturas asfálticas é um assunto que desperta elevado interesse, mas que requer pesquisas mais aprofundadas. Esta pesquisa teve por
objetivo geral verificar a viabilidade técnica de utilização de material fresado e ligante
asfáltico modificado com grafite como componente de misturas asfálticas. Nela são
apresentados e discutidos resultados referentes ao comportamento mecânico de
misturas asfálticas produzidas simultaneamente por material reciclado e por ligante
modificado utilizando grafite comercial e cominuído em moinho de alta energia. Para
atingir os objetivos específicos desta pesquisa, para além da caracterização dos
materiais testados (resíduos e grafite) foram produzidas dez composições de
concretos asfálticos, sendo elas: CA-REF110, CA-REF120, CA-GRAF210, CAGRAF220, CA-GRAF310, CA-GRAF320, CA-GRAFC410, CA-GRAFC420, CAGRAFC510 e CA-GRAFC520 que foram submetidas aos testes de resistência à tração
indireta estática e módulo de resiliência. Os ensaios de resistência mecânica
mostraram um comportamento superior nas composições produzidas
simultaneamente com material reciclado e ligante modificado com grafite cominuído
na ordem de 31,86% e 19,81%, seguido pelo comportamento das misturas produzidas
com material reciclado e ligante modificado com grafite comercial na ordem de 66,56%
e 84,69% comparada as misturas convencionais. Na avaliação do módulo de
resiliência, as misturas CA-GRAF210, CA-GRAF220, CA-GRAF310 e CA-GRAF320
apresentaram módulo de resiliência superior em 9,55%, 12,76%, 17,36% e 17,18%,
respectivamente, frente aos concretos convencionais. Enquanto as misturas CAGRAFC410, CA-GRAFC420, CA-GRAFC510 e CA-GRAFC520 evidenciaram um
aumento de módulo de resiliência na ordem de 20,77%, 18,39%, 25,39% e 26,74%
em comparação às composições de referência, constituindo-se, assim, num forte
instrumento para proporcionar melhorias ao setor rodoviário do país. Portanto, os
resultados dos ensaios mecânicos evidenciaram um desempenho positivo das
misturas asfálticas modificadas. Tal conclusão contribui para ratificar que o emprego
do RAP em composições asfálticas pode ser uma alternativa aos agregados
convencionais para a produção de misturas asfálticas.