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Infraestrutura e comércio internacional: impactos da hard infraestrutura nos países da América Latina

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metadataTrad.dc.contributor.author Cruz Junior, Luiz Valdemir Ribas da;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/2057342424272246;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Massuquetti, Angélica;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/0530636583742073;
metadataTrad.dc.contributor.advisor-co1 Azevedo, André Filipe Zago de;
metadataTrad.dc.contributor.advisor-co1Lattes André Filipe Zago de Azevedo;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola de Gestão e Negócios;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title Infraestrutura e comércio internacional: impactos da hard infraestrutura nos países da América Latina;
metadataTrad.dc.description.resumo A infraestrutura importa. Seus efeitos se propagam no comércio internacional a partir de diferentes canais. Utiliza-se e usufrui-se delas em todos os espectros da vida, seja ela na educação, saneamento, saúde ou mobilidade de pessoas e mercadorias que estão diretamente relacionadas ao crescimento e ao desenvolvimento econômico. E é sobre a mobilidade de mercadorias, isto é, a infraestrutura de transporte, que se enfoca esta pesquisa. Neste sentido, o objetivo geral deste estudo é analisar a influência da hard infraestrutura no comércio de países selecionados da América Latina. Para tal, utilizou-se como metodologia o modelo gravitacional em dados em painel para o período entre 2007 e 2017, com uma amostra que compreendeu os principais parceiros comerciais desses países, em um total de 68 países. Os resultados encontrados demonstraram que a infraestrutura geral da América Latina afetou o comércio positivamente, dado que a combinação de diferentes tipos de infraestrutura fornece um poder de explicação bastante sólido sobre os fluxos de comércio. Os países da região foram bastante sensíveis à infraestrutura do país exportador, dado que infraestrutura geral dos países exportadores gerou efeitos negativos no comércio da América Latina. As melhoras nas rodovias dos parceiros comerciais indicaram não contribuir no aumento dos fluxos comerciais. E os portos dos parceiros comerciais tiveram impacto positivo e significativo no comércio da América Latina. A partir das análises, constataram-se potencialidades para ampliação do comércio, a partir de uma melhora na qualidade de infraestrutura rodoviária e portuária, importante na coesão interna dos territórios destes países. Identificou-se que a região possui uma brecha na provisão eficiente de infraestrutura, limitando os países em termos de acessar maiores ganhos de comércio, dado que, em geral, os principais resultados foram positivos para América Latina.;
metadataTrad.dc.description.abstract Infrastructure matters. Its effects propagate in international trade through different channels. Day by day we face them in all spectrums of our life, as in education, sanitation, health access and mobility of people and goods, they all are directly related to economic growth and development. And it is on the mobility of goods, as known as transport infrastructure, that this research focuses. In this sense, the general aim of this research is to analyze the influence of hard infrastructure on trade in Latin American countries. Furthermore, the gravitational model in panel data have been chosen as a methodology for the period between 2007 and 2017. The sample of countries included the main trading partners, in a total of 68 countries. In essence the results showed that the general infrastructure of Latin America affected trade positively, due to the combination of different types of infrastructure provides a very solid explanatory power on trade flows. The countries of the region were quite sensitive to the infrastructure of the exporting country, in the event of the general infrastructure of the exporting countries had negative effects on Latin American trade. Improvements in the trade partners' roads indicated that they did not contribute to the increase in trade flows with Latin America. And the ports of trading partners were positive and significant for Latin American trade. under those circumstances, the potential for expanding trade was detected, based on an improvement in the quality of road and port infrastructure, which is important for the internal cohesion of the territories of these countries. In summary it was identified that the region has a gap in the efficient provision of infrastructure, limiting countries in terms of accessing greater gains from trade while in this condition the main results already were positive for Latin America.;
metadataTrad.dc.subject Infraestrutura; América Latina; Modelo Gravitacional; Infrastructure; Latin America; Gravity Model;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Economia;
metadataTrad.dc.type Tese;
metadataTrad.dc.date.issued 2022-03-30;
metadataTrad.dc.description.sponsorship CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12487;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Economia;


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