Resumen:
Este trabalho explora de que forma as abordagens sobre a cultura do cancelamento
são apresentadas a partir do reality show Big Brother Brasil 21 em sua relação com
as audiências no Twitter. Seu objetivo geral é compreender os principais enquadramentos e performances que se reverberam nessa edição do programa e acabam sendo movidos pelos desdobramentos oriundos do cancelamento. A abordagem teórica desta pesquisa utiliza a Teoria do Frame e o conceito de performance e suas rupturas na cultura digital, levando em consideração uma sistematização acerca da cultura do cancelamento a partir do BBB 21 que permite analisar os diferentes enquadramentos sobre o tema. A metodologia é de ordem qualitativa e teve como peça chave a combinação entre a análise de molduras em relação ao audiovisual e a Teoria do Frame para a análise de textos na internet e na codificação de Tweets que geraram diferentes quadros metodológicos. Como resultados, observa-se que os enquadramentos e as performances estão alinhados aos conceitos de autorreflexão e alorreflexão nas diferentes fases do cancelamento. A noção de autenticidade e das rupturas performáticas acabam impactando “dentro e fora da casa” do BBB como observa-se na análise dos Tweets da audiência, gerando sentimentos e experiências para os participantes, os administradores das contas em redes sociais e para o público em geral.