RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

“O Brasil tá vendo”: os enquadramentos sobre a cultura do cancelamento nas relações performáticas entre o Big Brother Brasil 21 e as audiências do Twitter

Mostrar registro simples

Autor Tabasnik, Rafaela de Carvalho;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/4636089954421069;
Orientador Amaral, Adriana da Rosa;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/8210260553342144;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título “O Brasil tá vendo”: os enquadramentos sobre a cultura do cancelamento nas relações performáticas entre o Big Brother Brasil 21 e as audiências do Twitter;
Resumo Este trabalho explora de que forma as abordagens sobre a cultura do cancelamento são apresentadas a partir do reality show Big Brother Brasil 21 em sua relação com as audiências no Twitter. Seu objetivo geral é compreender os principais enquadramentos e performances que se reverberam nessa edição do programa e acabam sendo movidos pelos desdobramentos oriundos do cancelamento. A abordagem teórica desta pesquisa utiliza a Teoria do Frame e o conceito de performance e suas rupturas na cultura digital, levando em consideração uma sistematização acerca da cultura do cancelamento a partir do BBB 21 que permite analisar os diferentes enquadramentos sobre o tema. A metodologia é de ordem qualitativa e teve como peça chave a combinação entre a análise de molduras em relação ao audiovisual e a Teoria do Frame para a análise de textos na internet e na codificação de Tweets que geraram diferentes quadros metodológicos. Como resultados, observa-se que os enquadramentos e as performances estão alinhados aos conceitos de autorreflexão e alorreflexão nas diferentes fases do cancelamento. A noção de autenticidade e das rupturas performáticas acabam impactando “dentro e fora da casa” do BBB como observa-se na análise dos Tweets da audiência, gerando sentimentos e experiências para os participantes, os administradores das contas em redes sociais e para o público em geral.;
Abstract This work explores how approaches to the Cancel Culture are presented from the Reality Show Big Brother Brasil 21 in its relationship with audiences on Twitter. Its general objective is to understand the main frameworks and performances that reverberate in this edition of the program and end up being moved by the consequences arising from the cancellation. The theoretical approach of this research uses the Frame Theory and the concept of performance and its ruptures in digital culture, taking into consideration a systematization of the cancel culture from the BBB 21 perspective that allows us to analyze the different frameworks on the subject. The methodology was qualitative and had as its main keys the combination between frame analysis in relation to audiovisual and the Frame theory that generated different methodological frameworks. As final results, we observed that the frameworks and performances are aligned with the concepts of self-reflection and allo-reflection in the different stages of cancellation. The notion of authenticity and performance ruptures end up having an impact “inside and outside the house”, as observed in the analysis of the audience’s Tweets, generating feelings and experiences for the participants, account managers, and the general public.;
Palavras-chave Cultura do cancelamento; Enquadramentos; Performances; Twitter; Big Brother Brasil; Cancel culture; Frames;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2023-02-06;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12432;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística