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metadataTrad.dc.contributor.author | Cunha, Luis Henrique Souza; |
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5108829278342416; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor | Henn, Ronaldo Cesar; |
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5890836961761762; |
metadataTrad.dc.publisher | Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
metadataTrad.dc.publisher.initials | Unisinos; |
metadataTrad.dc.publisher.country | Brasil; |
metadataTrad.dc.publisher.department | Escola da Indústria Criativa; |
metadataTrad.dc.language | pt_BR; |
metadataTrad.dc.title | “No Tea, no Shade”: construção de sentidos e manifestações de performances pelo fandom brasileiro de RuPaul’s Drag Race no facebook; |
metadataTrad.dc.description.resumo | A dissertação analisa como o programa RuPaul’s Drag Race se desdobra no ambiente digital por meio do fandom, visando a compreensão dos sentidos acionados e das performatizações de gosto expressadas a partir de conceitos como plataformização e convergência. Com base no uso da análise de construção de sentidos em redes digitais, tramam-se inferências sobre os comentários oriundos do grupo RuPaul’s Drag Race Brasil.OFICIAL, presente no Facebook. Assim, tece-se tramas que reúnem acontecimentos do programa e suas reverberações no ambiente digital, que geram conversações em rede que acionam sentidos diversos. De maneira experimental, utiliza-se a metáfora do prisma como elemento difusor dos sentidos acionados, onde é possível encontrar intercessões que revelam as expressões de gosto do fandom e, com base nos estudos da Teoria Queer aplicados à Comunicação, movimentações que inferem certos preconceitos provenientes da heteronormativiade.; |
metadataTrad.dc.description.abstract | The dissertation analyzes how the RuPaul’s Drag Race program unfolds in the digital environment through fandom, aiming to understand the senses triggered and the taste performances expressed from concepts such as platforming and convergence. Based on the use of the analysis of construction of meanings in digital networks, inferences are made about the comments coming from the group RuPaul's Drag Race Brasil.OFICIAL, present on Facebook. Thus, plots are woven that bring together events from the program and their reverberations in the digital environment, which generate network conversations that trigger different meanings. Experimentally, the metaphor of the prism is used as a diffuser element of the triggered senses, where it is possible to find intersections that reveal the fandom's expressions of taste and, based on Queer Theory studies applied to Communication, movements that infer certain prejudices arising from of heteronormativity.; |
metadataTrad.dc.subject | RuPaul’s Drag Race; Reality show; Queer; Redes digitais; Performance; Digital networks; |
metadataTrad.dc.subject.cnpq | ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação; |
metadataTrad.dc.type | Dissertação; |
metadataTrad.dc.date.issued | 2023-03-28; |
metadataTrad.dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
metadataTrad.dc.rights | openAccess; |
metadataTrad.dc.identifier.uri | http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12429; |
metadataTrad.dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação; |