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Além do que se vê: transformações dos sentidos e dos imaginários da morte na circulação midiática sobre as mortes por Covid-19

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Autor Silva, Graziele Iaronka da;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/8934305848608420;
Orientador Rosa, Ana Paula da;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/2166615059295438;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Além do que se vê: transformações dos sentidos e dos imaginários da morte na circulação midiática sobre as mortes por Covid-19;
Resumo Esta dissertação investiga de que maneira a circulação midiática sobre as mortes por Covid-19 transforma os sentidos e os imaginários da morte e como as lógicas de midiatização são mobilizadas na representação da morte. A escolha desta problemática se dá pela importância de discutir os impactos que foram ocasionados pelo vírus da Covid-19 no Brasil, que teve seu primeiro aparecimento em março de 2020. No cenário brasileiro, o vírus além de desencadear grandes problemas no âmbito da saúde, também provocou um número alarmante de mortes, enfatizando as brechas no cenário econômico, social, e principalmente político. Dessa forma, essa pesquisa reforça o papel da comunicação perante a um acontecimento que afetou todas as áreas sociais. Para explorar esse estudo, serão utilizados como objeto de pesquisa os portais de notícia G1 e Folha de São Paulo, junto com o perfil do Instagram COVID Photo Brazil, que apresenta um diário da pandemia no Brasil. Diante de um acontecimento complexo, os materiais empíricos serão explorados e analisados em conjunto com os estudos teóricos da midiatização (Couldry e Hepp, 2020; Fausto, 2009), do acontecimento (França, 2012; Verón, 1995), da morte (Elias, 2001; Ariès, 1982), da circulação (Rosa, 2019; Ferreira,2017), da imagem e do imaginário (Rosa, 2008; Said e Calado, 2021). Como resultado, pode-se compreender que a partir da produção de notícias e publicações no Instagram, as imagens se destacaram e influenciaram na construção de diferentes imaginários midiáticos.;
Abstract This dissertation investigates how the media circulation about deaths by Covid-19 transforms the meanings and imaginaries of death and how the mediatization logics are mobilized in the representation of death. The choice of this problem is due to the importance of discussing the impacts that were caused by the Covid-19 virus in Brazil, which had its first appearance in March 2020. In the Brazilian scenario, the virus, in addition to triggering major problems in the field of health, it also caused an alarming number of deaths, emphasizing the gaps in the economic, social, and mainly political scenario. In this way, this research reinforces the role of communication in the face of an event that affected all social areas. To explore this study, the news portals G1 and Folha de São Paulo will be used as research objects, along with the Instagram profile COVID Photo Brazil, which presents a diary of the pandemic in Brazil. Faced with a complex event, the empirical materials will be explored and analyzed together with theoretical studies of mediatization (Couldry and Hepp, 2020; Fausto, 2009), of the event (França, 2012; Verón, 1995), of death (Elias, 2001; Ariès, 1982), circulation (Rosa, 2019; Ferreira, 2017), image and imaginary (Rosa, 2008; Said and Calado, 2021). As a result, it can be understood that from the production of news and publications on Instagram, the images stood out and influenced the construction of different media imaginaries.;
Palavras-chave Midiatização; Morte; Imaginário; Covid-19; Mediatization; Death; Imaginary;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação;
Tipo Dissertação;
Data de defesa 2023-04-03;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12426;
Programa Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação;


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