Autor |
Palma, Gabriel Rocha; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/8134153195537782; |
Orientador |
Fischer, Gustavo Daudt; |
Lattes do orientador |
Gustavo Daudt Fischer; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola da Indústria Criativa; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
As remixabilidades audiovisuais nos challenges do tiktok; |
Resumo |
Esta pesquisa busca, a partir de um olhar voltado para as audiovisualidades da
tecnocultura, compreender como se caracterizam as remixabilidades audiovisuais presentes nos challenges do TikTok. O aplicativo vem ganhando usuários ativos e se torna cada vez mais relevante como plataforma de rede social para a criação e compartilhamento de vídeos curtos com uso de efeitos visuais e sonoros. A cultura do remix é apresentada como conceito e prática que molda a cultura popular e destaca a dimensão tecnocultural da plataforma, é explorada a importância do TikTok como plataforma de criação e difusão de remixes a partir do efeito de tela verde, que remixa profundamente a técnica de incrustação videográfica. Também são reconhecidas heranças e afiliações midiáticas do TikTok, como a influência da câmara escura
na dimensão fotográfica e do estado de fluxo televisual, bem como comercialização de tempos na plataforma. A metodologia empregada neste trabalho combina práticas da cartografia e da arqueologia das mídias para desacelerar o ritmo frenético da rede e examinar suas propriedades, compondo assim as camadas de remixabilidades audiovisuais, que foram caracterizadas como: corpo, memória, jogo, plataforma, banco de dados e interface. A análise das camadas revelou a importância do corpo enquanto imagem nos desafios e como ele representa uma forma de remixar o roteiro escrito em uma coreografia visual. A partir das remixabilidades de memória, foi percebida a relação entre as durações e atualizações de tempos passados e presentes, que ocorrem constantemente nas produções da plataforma; e de jogo, com a dinâmica dos
challenges colecionados, onde os participantes propagam danças ou movimentos específicos para desafiar outros usuários a repeti-los, criando um jogo mediado pela plataforma que atualiza e modifica a cada nova instância. Na dimensão técnica, percebe-se o protagonismo das estratégias mercadológicas nas ações da plataforma enquanto negócio. Neste sentido, o banco de dados do TikTok age em favor das diretrizes da marca, favorecendo determinados recursos visuais e sonoros na produção de novos objetos midiáticos. A importância da interface e do software é realçada conceitualmente, partindo das metáforas visuais utilizadas, que permitem entender a comunicação entre o aplicativo e os usuários no processo de produção dos desafios. Ao combinar diversas estratégias já utilizadas em outras mídias e dispositivos, o TikTok oferta a seus usuários complexas ferramentas audiovisuais profundamente remixadas que quando interfaceadas e combinadas com seus corpos e repertórios, atualizam audiovisualidades e fomentam o surgimento de produtos e formatos audiovisuais, com os challenges do TikTok.; |
Abstract |
This research aims to understand the audiovisual remixability characteristics present in
TikTok challenges, through an analysis focused on the audiovisualities of technoculture. The app has been gaining active users and becoming increasingly relevant as a social media platform for creating and sharing short videos with the use of visual and sound effects. The remix culture is presented as a concept and a practice that shapes popular culture and highlights the technocultural dimension of the platform. The importance of TikTok as a platform for the creation and diffusion of remixes through the "cut-out" effect, which deeply remixes the videographic embedding technique. TikTok’s media heritages and, such as the influence of the camara obscura in the photographic dimension and the state of televisual flow, as well as the commercialization of time on the platform, are also recognized. The methodology employed in this work combines practices of media cartography and archeology to slow down the frantic pace of the network and examine its properties, thus composing the layers of audiovisual remixability, which were characterized as: body, memory, game, platform, database, and interface. The analysis of the layers revealed the importance of the body as an image in the challenges and how it represents a way of remixing the written script in a visual choreography. Through the remixability of memory, the relationship between the durations and updates of past
and present times that constantly occur in platform productions was perceived; and through the game layer, the dynamics of collected challenges, where participants propagate specific dances or movements to challenge other users to repeat them, creating a game mediated by the platform that updates and modifies with each new instance. In the technical dimension, the prominence of marketing strategies in the platform's actions as a business is perceived. In this sense, the TikTok database acts in favor of the brand's guidelines, favoring certain visual and sound resources in the production of new media objects. The importance of the interface and software
is conceptually emphasized, starting from the visual metaphors used, which allow
understanding the communication between the application and the users in the process of
challenge production. By combining various strategies already used in other media and devices, TikTok offers its users deeply remixed audiovisual tools that, when interfaced and combined with their bodies and repertoires, update audiovisualities and foster the emergence of audiovisual products and formats with TikTok challenges.; |
Palavras-chave |
TikTok; Challenge; Remix; Remixabilidade; Audiovisualidades; Camadas; Remixability; Audiovisualities; Layers; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Comunicação; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2023-04-18; |
Agência de fomento |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12425; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação; |