Resumen:
Esta pesquisa busca, a partir de um olhar voltado para as audiovisualidades da
tecnocultura, compreender como se caracterizam as remixabilidades audiovisuais presentes nos challenges do TikTok. O aplicativo vem ganhando usuários ativos e se torna cada vez mais relevante como plataforma de rede social para a criação e compartilhamento de vídeos curtos com uso de efeitos visuais e sonoros. A cultura do remix é apresentada como conceito e prática que molda a cultura popular e destaca a dimensão tecnocultural da plataforma, é explorada a importância do TikTok como plataforma de criação e difusão de remixes a partir do efeito de tela verde, que remixa profundamente a técnica de incrustação videográfica. Também são reconhecidas heranças e afiliações midiáticas do TikTok, como a influência da câmara escura
na dimensão fotográfica e do estado de fluxo televisual, bem como comercialização de tempos na plataforma. A metodologia empregada neste trabalho combina práticas da cartografia e da arqueologia das mídias para desacelerar o ritmo frenético da rede e examinar suas propriedades, compondo assim as camadas de remixabilidades audiovisuais, que foram caracterizadas como: corpo, memória, jogo, plataforma, banco de dados e interface. A análise das camadas revelou a importância do corpo enquanto imagem nos desafios e como ele representa uma forma de remixar o roteiro escrito em uma coreografia visual. A partir das remixabilidades de memória, foi percebida a relação entre as durações e atualizações de tempos passados e presentes, que ocorrem constantemente nas produções da plataforma; e de jogo, com a dinâmica dos
challenges colecionados, onde os participantes propagam danças ou movimentos específicos para desafiar outros usuários a repeti-los, criando um jogo mediado pela plataforma que atualiza e modifica a cada nova instância. Na dimensão técnica, percebe-se o protagonismo das estratégias mercadológicas nas ações da plataforma enquanto negócio. Neste sentido, o banco de dados do TikTok age em favor das diretrizes da marca, favorecendo determinados recursos visuais e sonoros na produção de novos objetos midiáticos. A importância da interface e do software é realçada conceitualmente, partindo das metáforas visuais utilizadas, que permitem entender a comunicação entre o aplicativo e os usuários no processo de produção dos desafios. Ao combinar diversas estratégias já utilizadas em outras mídias e dispositivos, o TikTok oferta a seus usuários complexas ferramentas audiovisuais profundamente remixadas que quando interfaceadas e combinadas com seus corpos e repertórios, atualizam audiovisualidades e fomentam o surgimento de produtos e formatos audiovisuais, com os challenges do TikTok.