Resumo |
Reanimação cardiopulmonar, popularmente conhecida como RCP, é um conjunto de manobras realizadas em pacientes que estejam em parada cardiorrespiratória (PCR), quadro caracterizado pela ausência de pulso, inconsciência e respiração ausente ou ineficaz (gaspin). A condição faz em torno de 320.000 vítimas por ano no Brasil, e é considerada um problema de saúde pública. Este estudo objetivou promover a organização da capacitação em ressuscitação cardiopulmonar para alunos do ensino fundamental 2 em um colégio privado do município de Porto Alegre - RS. Trata-se de um estudo quantitativo, de delineamento quase experimental, que envolveu uma intervenção educativa, construída com base nos guidelines sobre RCP e aplicação de testes de conhecimento prévio e posterior à execução de uma tecnologia educativa (TE). A TE consistiu de aula expositiva dialogada, seguida de práticas com utilização de bonecos de RCP e Desfibrilador Externo Automático (DEA) para treinamento. Participaram do estudo 38 alunos, que apresentaram uma melhora de desempenho sobre o tema depois da aplicação da TE, por meio da comparação entre pré e pós-teste, que mostrou um aumento de 47,4% (n=270) de acertos. Conclui-se que a atividade contribuiu para o conhecimento e desenvolvimento de habilidades em RCP, tornando as crianças minimamente capazes de auxiliar em casos reais de PCR extra-hospitalar. Este estudo respeitou a Resolução 466/2012 e foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Vale do Rio dos Sinos pelo parecer nº 4.859.377.; |