Autor |
Rocha, Indiara Nobre da; |
Orientador |
Fioravanti Junior, Geferson Antônio; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/2717482052897161; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Título |
Simulação realística: percepções de acadêmicos de Enfermagem; |
Resumo |
Objetivo: avaliar a percepção dos estudantes de enfermagem sobre a utilização da simulação realística como método de ensino; descrever as potencialidades e fragilidades, na visão do aluno, sobre o uso da simulação realística como método de ensino; avaliar a satisfação do aluno com as atividades de simulação realística. Método: pesquisa descritiva exploratória com abordagem qualitativa, realizada com 25 acadêmicos de enfermagem de uma universidade da região sul do Brasil. Coleta de dados realizada por meio de questionário online composto por dois blocos. O primeiro contendo questões fechadas para descrever o perfil dos participantes do estudo e o segundo, semiestruturado, composto por cinco questões norteadoras. O tempo estimado de preenchimento do questionário foi de 20 minutos. A investigação dos dados foi desenvolvida por meio da análise temática. Resultados e discussão: após exploração e interpretação dos dados emergiram-se as seguintes categorias e subcategorias: a simulação realística como ferramenta de ensino diante do olhar do acadêmico de enfermagem; a simulação realística como ferramenta de ensino diante do olhar do acadêmico de enfermagem; construindo as competências por meio da Simulação Realística; o que pode melhorar na simulação realística? Fragilidades apontadas pelo acadêmico de enfermagem; e planejar e organizar – A importância do docente na simulação realística. Conclusão: os resultados apontam a importância da simulação realística para os acadêmicos de enfermagem, sendo essa uma estratégia de suma importância para a construção de competências e desenvolvimentos de habilidades, durante a formação profissional do enfermeiro.; |
Palavras-chave |
Simulação realística; Treinamento por simulação; Estudantes de enfermagem; Aprendizagem; |
Tipo |
TCC; |
Data de defesa |
2021-12-11; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12390; |
Nivel |
Graduação; |
Curso |
Enfermagem; |