Resumo |
O presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar os sentidos sobre
afeto construídos no contexto da produção acadêmica educacional, mais
especificamente dos trabalhos de conclusão dos cursos de Pedagogia da Unisinos e
da UFRGS. Nesta investigação, são examinados dezesseis trabalhos de conclusão
de curso, entre os anos 2009 e 2019, com o apoio teórico das seguintes autoras e
autores, entre outros: Humberto Maturana (2002), Hélène Gratiot-Alfandéry (2010),
Rodrigo Saballa de Carvalho (2011), Estela Reichert (2015), Maria Cláudia Dal’Igna
(2017), Ederson da Cruz (2019) e Miriã Zimmermann da Silva (2019), que veem o
afeto e a docência desde perspectivas diferentes e que contribuem para a
construção do problema de pesquisa. Para compor o material empírico da pesquisa
e organizar as categorias de análise, foi utilizada a pesquisa documental como
procedimento metodológico e buscou-se apoio nos conceitos de docência,
pedagogia e afeto. Sob a perspectiva pós-estruturalista, duas categorias de análise
foram criadas: o afeto como principal ingrediente para qualificar o processo
pedagógico; e a professora como responsável pela transmissão do afeto. Os
resultados mostram a importância de questionarmos os sentidos essenciais e
universais atribuídos ao afeto no curso de Pedagogia, como “afeto docente como
algo bom em si mesmo” e “afeto versus formação profissional docente”, entre outros.; |