Resumo |
O presente trabalho tem como intuito fazer um estudo sobre a Pedagogia Histórico-Crítica ou Crítico-social dos Conteúdos, a fim de criar relações com as Diretrizes Curriculares Nacionais e com a Base Nacional Comum Curricular, no campo da alfabetização e do letramento. O trabalho está embasado nos autores que conceitualizam a Pedagogia Histórico-Crítica, sendo eles Saviani (2013) e Libâneo (2008). Na segunda parte, são apresentados os teóricos que compõem o estudo de alfabetização e com a sua faceta da leitura: Rangel (2005), Moll (2011) e Freire (1989 e 2015). A pesquisa realiza uma análise documental das Diretrizes Curriculares Nacionais, verificando as questões de currículo e avaliação segundo as pedagogias estudadas. Na Base Nacional Comum Curricular, analiso a conceitualização de alfabetização, procurando identificar como a leitura aparece no documento, estabelecendo diálogo com os teóricos. A partir do analisado, evidencia se que a normativa e as diretrizes contribuem para a fomentação das pedagogias progressistas cuja, Pedagogia Histórico-crítica faz parte, porém elas apresentam incoerências a respeito do entendimento de uma educação democrática e plural.; |