RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

Educação Física e formação integral: um relato de experiência das práticas pedagógicas na pandemia

Mostrar registro simples

Autor Souza, Aline Ziegler de;
Orientador Weschenfelder, Viviane Inês;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/6064352088824024;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Título Educação Física e formação integral: um relato de experiência das práticas pedagógicas na pandemia;
Resumo Este artigo constitui-se de uma reflexão teórica sobre como as mudanças ocorridas na área de educação física em função da pandemia impactaram a formação integral do aluno dos anos iniciais. Este estudo desenvolveu-se por meio de um relato de experiência, com base nos princípios da Pedagogia Inaciana, no referencial de autores de educação física e nas reflexões sobre as aulas práticas durante 2020, o primeiro ano da pandemia de covid-19. A partir das aulas remotas e de análises das bibliografias coletadas, foram estabelecidas relações entre o discurso da formação integral na Pedagogia Inaciana com a prática diária das aulas de educação física nesse atual momento de ressignificação de conteúdos e formas de ensinar. Ao se fazer tais articulações, percebeu-se quanto o componente curricular de educação física se reinventou com a pandemia: ultrapassando as formas de ensinar, conseguiu continuar desenvolvendo o aluno em sua formação integral, mesmo que de forma remota.;
Abstract This article consists of a theoretical reflection on how changes occurred in the area of Physical Education as a result of the pandemic affected the integral training of students in the Early Years. This study was discovered based on the principles of Ignatian Pedagogy, on the references of authors of Physical Education and on questions about practical classes during 2020, the first year of the pandemic, through an experience report. From the remote classes and from the analysis of the collected bibliographies, relationships were established between the discourse of integral formation in Ignatian Pedagogy with the daily practice of Physical Education classes, in this current moment of resignification of content and ways of teaching. When making such articulations, it can be seen how much the curricular component of Physical Education was reinvented with the pandemic, surpassing the ways of teaching, it was able to continue developing the student in his/her integral formation, even remotely.;
Palavras-chave Educação física; Pandemia; Formação integral; Pedagogia inaciana; Physical education; Pandemic; Comprehensive training; Ignatian pedagogy;
Tipo TCC;
Data de defesa 2021-01-01;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12257;
Nivel Especialização;
Curso Especialização em Educação Jesuítica;


Arquivos deste item

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples

Buscar

Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística