Autor |
Oliveira, Camila Gandini de; |
Lattes do autor |
http://lattes.cnpq.br/7304369902042689; |
Orientador |
Vallandro, Luiz Felipe Jostmeier; |
Lattes do orientador |
http://lattes.cnpq.br/9197366810998851; |
Instituição |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
Sigla da instituição |
Unisinos; |
País da instituição |
Brasil; |
Instituto/Departamento |
Escola de Gestão e Negócios; |
Idioma |
pt_BR; |
Título |
O retorno de mercado das companhias abertas brasileiras baseadas em intangíveis; |
Resumo |
A competição acirrada entre as empresas está obrigando-as a se tornarem diferentes de
seus concorrentes, diante a globalização e os avanços da tecnologia da informação. Estas forças econômicas estão relacionadas ao crescente interesse pelo tema dos ativos intangíveis, como marca, patente, capital intelectual, que por exemplo, são ativos singulares, cujas peculiaridades podem permitir a diferenciação entre as demais empresas. Nesse sentido, autores nacionais e internacionais têm intensificado a pesquisa sobre os ativos intangíveis, e constatando que a geração de riqueza destas companhias estaria diretamente ligada com os seus ativos intangíveis. A pesquisa objetivou analisar quais os impactos do modelo de Fama e French (2015) sobre os retornos das ações das companhias brasileiras baseadas em intangíveis. Para responder ao objetivo de pesquisa, foram coletados os dados das companhias listadas na B3 entre 2010 e 2021.
Diante da coleta realizada, a amostra foi analisada e classificada, de acordo com o interesse desta pesquisa, que é estudar apenas as empresas baseadas em intangíveis, assim obtendo ao final a amostra de 69 companhias brasileiras. Para testar as hipóteses de pesquisa, foi utilizado o modelo de regressão com dados em painel, tal qual utilizado pelos autores originais. O modelo de cinco fatores foi aplicado com adaptações as características do mercado brasileiro, para analisar a relevância de cada fator e seu poder explicativo, para o retorno da amostra composta por 69 empresas, que foram classificadas como baseadas em intangíveis. Entre os resultados encontrados, três fatores mostraram-se significativos, sendo eles MRP (Market Risk Premium), que representa o fator de mercado, o fator HML (High minus Low), que representa o índice
Book-to-Market, e o fator RMW (Robust minus Weak), que representa o nível de rentabilidade da empresa. Isto indica que estes três fatores, MRP, HML e RMW são os que apresentam maior impacto sobre o retorno destas companhias especificamente. Estes resultados estão alinhados com pesquisas anteriores, porém a amostra definida neste estudo é diferente do realizado em estudos precedentes. Os resultados desta pesquisa contribuem para a literatura e para o meio acadêmico, por realizar a classificação das empresas baseadas em intangíveis, além de contribuir para a área de finanças, evidenciando que o modelo de cinco fatores tem poder explicativo sobre o retorno destas companhias.; |
Abstract |
The intense competition among companies is forcing them to become different from
their competitors in the face of globalization and advances in information technology. These economic forces are related to the growing interest in the subject of intangible assets, such as brand, patent, and intellectual capital, which, for example, are unique assets, whose peculiarities may allow differentiation among other companies. In this sense, national and international authors have intensified research on intangible assets, and found that the generation of wealth of these companies would be directly linked to their intangible assets. The research aimed to analyze which are the impacts of Fama and French’s model (2015) on the stock returns of Brazilian companies based on intangible assets. To answer the research objective, data were collected from companies listed on B3 between 2010 and 2021. Given the collection carried out, the sample was analyzed and classified, according to the interest of this research, which is to study only the companies based on intangibles, thus obtaining at the end the sample of 69
Brazilian companies. To test the research hypotheses, the regression model with panel data was used, as used by the original authors. The five-factor model was applied with adaptations to the characteristics of the Brazilian market, to analyze the relevance of each factor and its explanatory power, for the return of the sample composed of 69 companies, which were classified as being based on intangibles. Among the results found, three factors proved to be significant: MRP (Market Risk Premium), which represents the market factor, the HML (High minus Low) factor, which represents the Book-to-Market index, and the RMW factor (Robust minus Weak), which represents the level of profitability of the company. This indicates that these three factors, MRP, HML and RMW have the greatest impact on the return of these companies specifically. These results are in line with previous research, however the sample set in this study is different from that performed in previous studies. The results of this research contribute to the literature and to academia by performing the classification of companies based on intangibles, and also contribute to the field of finance by showing that the five-factor model has explanatory power
over the return of these companies.; |
Palavras-chave |
Ativos intangíveis; Retorno; Modelo de Cinco Fatores de Fama e French; Intangible assets; Return; Five-Factor Model of Fama and French; |
Área(s) do conhecimento |
ACCNPQ::Ciências Sociais Aplicadas::Ciências Contábeis; |
Tipo |
Dissertação; |
Data de defesa |
2022-12-13; |
Agência de fomento |
Nenhuma; |
Direitos de acesso |
openAccess; |
URI |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12213; |
Programa |
Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis; |