Abstract:
A competição acirrada entre as empresas está obrigando-as a se tornarem diferentes de
seus concorrentes, diante a globalização e os avanços da tecnologia da informação. Estas forças econômicas estão relacionadas ao crescente interesse pelo tema dos ativos intangíveis, como marca, patente, capital intelectual, que por exemplo, são ativos singulares, cujas peculiaridades podem permitir a diferenciação entre as demais empresas. Nesse sentido, autores nacionais e internacionais têm intensificado a pesquisa sobre os ativos intangíveis, e constatando que a geração de riqueza destas companhias estaria diretamente ligada com os seus ativos intangíveis. A pesquisa objetivou analisar quais os impactos do modelo de Fama e French (2015) sobre os retornos das ações das companhias brasileiras baseadas em intangíveis. Para responder ao objetivo de pesquisa, foram coletados os dados das companhias listadas na B3 entre 2010 e 2021.
Diante da coleta realizada, a amostra foi analisada e classificada, de acordo com o interesse desta pesquisa, que é estudar apenas as empresas baseadas em intangíveis, assim obtendo ao final a amostra de 69 companhias brasileiras. Para testar as hipóteses de pesquisa, foi utilizado o modelo de regressão com dados em painel, tal qual utilizado pelos autores originais. O modelo de cinco fatores foi aplicado com adaptações as características do mercado brasileiro, para analisar a relevância de cada fator e seu poder explicativo, para o retorno da amostra composta por 69 empresas, que foram classificadas como baseadas em intangíveis. Entre os resultados encontrados, três fatores mostraram-se significativos, sendo eles MRP (Market Risk Premium), que representa o fator de mercado, o fator HML (High minus Low), que representa o índice
Book-to-Market, e o fator RMW (Robust minus Weak), que representa o nível de rentabilidade da empresa. Isto indica que estes três fatores, MRP, HML e RMW são os que apresentam maior impacto sobre o retorno destas companhias especificamente. Estes resultados estão alinhados com pesquisas anteriores, porém a amostra definida neste estudo é diferente do realizado em estudos precedentes. Os resultados desta pesquisa contribuem para a literatura e para o meio acadêmico, por realizar a classificação das empresas baseadas em intangíveis, além de contribuir para a área de finanças, evidenciando que o modelo de cinco fatores tem poder explicativo sobre o retorno destas companhias.