RDBU| Repositório Digital da Biblioteca da Unisinos

“A gente acaba percebendo muita coisa no momento, ali em sala de aula, e aí?”: narrativas de professores de inglês como língua adicional sobre o contexto de ensino de inglês para very young learners nas Escolas de Educação Básicas

Show simple item record

metadataTrad.dc.contributor.author Vargas, Juliana Silvestre de;
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes http://lattes.cnpq.br/0107734686300766;
metadataTrad.dc.contributor.advisor Mira, Caio César Costa Ribeiro;
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes http://lattes.cnpq.br/7281665889491787;
metadataTrad.dc.publisher Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
metadataTrad.dc.publisher.initials Unisinos;
metadataTrad.dc.publisher.country Brasil;
metadataTrad.dc.publisher.department Escola da Indústria Criativa;
metadataTrad.dc.language pt_BR;
metadataTrad.dc.title “A gente acaba percebendo muita coisa no momento, ali em sala de aula, e aí?”: narrativas de professores de inglês como língua adicional sobre o contexto de ensino de inglês para very young learners nas Escolas de Educação Básicas;
metadataTrad.dc.description.resumo O ensino de línguas adicionais na primeira infância, em especial a língua inglesa, nas Escolas de Educação Básica, está desenvolvendo-se exponencialmente. Dados da Associação Brasileira do Ensino Bilíngue (ABEBI) sugerem que, nas últimas décadas, estima-se um crescimento de 6 a 10% de instituições Bilíngues no País, além disso, 1,2 mil instituições que não são bilíngues já estão começando a oferecer programas bilíngues. Dessa maneira, faz-se necessário salientar o olhar para esse novo público que está, gradativamente, ocupando espaço como aprendizes de línguas adicionais nas Escolas de Educação Básica. Assim como para a formação dos profissionais que atuarão nesse ensino. Esta pesquisa objetiva compreender, a partir de narrativas orais, como instrumento de análise, como é o cenário de ensino de língua inglesa para very young learners, segundo as narrativas de professores atuantes na área. Sendo assim, busca-se evidenciar o que as narrativas das participantes revelam sobre o ensino de línguas adicionais para very young learners nas Escolas de Educação Básica da região, mediante às lacunas de formação, e analisar possíveis aproximações e distanciamentos entre as narrativas das participantes, que nos permitam, parcialmente, conhecer e compreender esse cenário de ensino. A metodologia desta pesquisa é de cunho qualitativo, tendo como teoria analítica a abordagem narrativa de Labov (1972), (1997), Bastos (2008), Bamberg e Georgakopoulou (2008), Bamberg (2012), De Fina e Georgakopoulou (2015) e as lâminas de análise de Biar, Orton e Bastos (2021). Os dados deste estudo foram gerados a partir de entrevistas narrativas não estruturadas com participantes voluntárias, conduzidas pela pesquisadora. As entrevistas narrativas foram realizadas de forma remota, registradas em áudio e transcritas a partir dos princípios da análise da conversação de orientação textual-interativa, de acordo com as convenções de transcrição propostas por Marcuschi (1986) e Mira (2016). Os dados foram analisados conforme a abordagem de narrativas de Labov (1972), dentre outros, e as lâminas de análise de Biar, Barton e Orton (2021). Esta pesquisa justifica-se pela lacuna de formação, presente nos cursos de Letras e Pedagogia da região, para a atuação no ensino de línguas adicionais para very young learners nas Escolas de Educação Básica, além da escassez de produções acadêmicas de apoio para essa atuação. Os resultados do estudo indicam que o ensino de língua inglesa para crianças exige um conhecimento experiencial e acadêmico do docente que ultrapassa aquele promovido pela graduação. Além disso, experiências semelhantes sobre o ingresso no ensino de very young learners revelam uma necessidade de se salientar o olhar para essa problemática de formação, visando a preparar um novo profissional para esse público.;
metadataTrad.dc.description.abstract The teaching of additional languages in early childhood, especially the English, in regular schools, has been developing exponentially. Data from the Brazilian Association of Bilingual Education (ABEBI) suggest that, in the recent decades, it is estimated a growth of 6 to 10% of bilingual institutions in the country, in addition, 1,200 institutions that are not bilingual are already starting to offer bilingual programs. That way, it is necessary to emphasize the look at this new audience that is gradually taking up space as additional language learners in regular schools. As well as for the training of professionals who will work with this new audience. This research aims to understand, from oral narratives, as an instrument of analysis, what the English language teaching scenario is like for very young learners, according to the narratives of teachers working in the area. Therefore, we seek to highlight what the narratives of the participants reveals about the teaching of additional languages for very young learners in regular schools of the region, considering the gaps of learning of the graduation course, and to analyze possible similarities and differences between the narratives of the participants, that allow us, partially, to know and understand this teaching scenario. The methodology of this research is qualitative, having as analytical theory the narrative approach of Labov (1972), (1997), Bastos (2008), Bamberg and Georgakopoulou (2008), Bamberg (2012), De Fina and Georgakopoulou (2015) and the analysis slides by Biar, Orton and Bastos (2021). The data for this study were generated from unstructured narrative interviews with voluntary participants, conducted by the researcher. The narrative interviews were conducted remotely, recorded in audio and transcribed based on the principles of textual-interactive oriented conversation analysis, according to the transcription conventions proposed by Marcuschi (1986) and Mira (2016). The data were analyzed according to the narrative approach of Labov (1972), among others, and the analysis slides of Biar, Barton and Orton (2021). This research is justified by the gaps of learning how to teach additional languages for very young learners in regular schools, present in the Letters and Pedagogy courses of the region, in addition to the scarcity of academic productions to support this teaching. The results of the study indicate that the teaching of English language to children requires an experiential and academic knowledge of the teacher that goes beyond that promoted by graduation. In addition, similar experiences regarding the entry into teaching of very young learners reveal a need to emphasize the look at this training issue, in order to prepare a new professional for this new audience.;
metadataTrad.dc.subject Aprendizagem de línguas adicionais na primeira infância; Ensino de very young learners nas Escolas de Educação Básica; Ensino de inglês para crianças no Brasil; Narrativas de professores de inglês para crianças no Brasil; Additional language learning in Early Childhood; Teaching very young learners in Basic Education Schools; Teaching english to children in Brazil; Narratives of english teachers for children in Brazil;
metadataTrad.dc.subject.cnpq ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
metadataTrad.dc.type Dissertação;
metadataTrad.dc.date.issued 2022-12-09;
metadataTrad.dc.description.sponsorship CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
metadataTrad.dc.rights openAccess;
metadataTrad.dc.identifier.uri http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12206;
metadataTrad.dc.publisher.program Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search

Advanced Search

Browse

My Account

Statistics