metadataTrad.dc.contributor.author |
Vargas, Juliana Silvestre de; |
metadataTrad.dc.contributor.authorLattes |
http://lattes.cnpq.br/0107734686300766; |
metadataTrad.dc.contributor.advisor |
Mira, Caio César Costa Ribeiro; |
metadataTrad.dc.contributor.advisorLattes |
http://lattes.cnpq.br/7281665889491787; |
metadataTrad.dc.publisher |
Universidade do Vale do Rio dos Sinos; |
metadataTrad.dc.publisher.initials |
Unisinos; |
metadataTrad.dc.publisher.country |
Brasil; |
metadataTrad.dc.publisher.department |
Escola da Indústria Criativa; |
metadataTrad.dc.language |
pt_BR; |
metadataTrad.dc.title |
“A gente acaba percebendo muita coisa no momento, ali em sala de aula, e aí?”: narrativas de professores de inglês como língua adicional sobre o contexto de ensino de inglês para very young learners nas Escolas de Educação Básicas; |
metadataTrad.dc.description.resumo |
O ensino de línguas adicionais na primeira infância, em especial a língua
inglesa, nas Escolas de Educação Básica, está desenvolvendo-se exponencialmente.
Dados da Associação Brasileira do Ensino Bilíngue (ABEBI) sugerem que, nas últimas
décadas, estima-se um crescimento de 6 a 10% de instituições Bilíngues no País,
além disso, 1,2 mil instituições que não são bilíngues já estão começando a oferecer
programas bilíngues. Dessa maneira, faz-se necessário salientar o olhar para esse
novo público que está, gradativamente, ocupando espaço como aprendizes de línguas
adicionais nas Escolas de Educação Básica. Assim como para a formação dos
profissionais que atuarão nesse ensino. Esta pesquisa objetiva compreender, a partir
de narrativas orais, como instrumento de análise, como é o cenário de ensino de
língua inglesa para very young learners, segundo as narrativas de professores
atuantes na área. Sendo assim, busca-se evidenciar o que as narrativas das
participantes revelam sobre o ensino de línguas adicionais para very young learners
nas Escolas de Educação Básica da região, mediante às lacunas de formação, e
analisar possíveis aproximações e distanciamentos entre as narrativas das
participantes, que nos permitam, parcialmente, conhecer e compreender esse cenário
de ensino. A metodologia desta pesquisa é de cunho qualitativo, tendo como teoria
analítica a abordagem narrativa de Labov (1972), (1997), Bastos (2008), Bamberg e
Georgakopoulou (2008), Bamberg (2012), De Fina e Georgakopoulou (2015) e as
lâminas de análise de Biar, Orton e Bastos (2021). Os dados deste estudo foram
gerados a partir de entrevistas narrativas não estruturadas com participantes
voluntárias, conduzidas pela pesquisadora. As entrevistas narrativas foram realizadas
de forma remota, registradas em áudio e transcritas a partir dos princípios da análise
da conversação de orientação textual-interativa, de acordo com as convenções de
transcrição propostas por Marcuschi (1986) e Mira (2016). Os dados foram analisados
conforme a abordagem de narrativas de Labov (1972), dentre outros, e as lâminas de
análise de Biar, Barton e Orton (2021). Esta pesquisa justifica-se pela lacuna de
formação, presente nos cursos de Letras e Pedagogia da região, para a atuação no
ensino de línguas adicionais para very young learners nas Escolas de Educação
Básica, além da escassez de produções acadêmicas de apoio para essa atuação. Os
resultados do estudo indicam que o ensino de língua inglesa para crianças exige um
conhecimento experiencial e acadêmico do docente que ultrapassa aquele promovido
pela graduação. Além disso, experiências semelhantes sobre o ingresso no ensino de
very young learners revelam uma necessidade de se salientar o olhar para essa
problemática de formação, visando a preparar um novo profissional para esse público.; |
metadataTrad.dc.description.abstract |
The teaching of additional languages in early childhood, especially the English,
in regular schools, has been developing exponentially. Data from the Brazilian
Association of Bilingual Education (ABEBI) suggest that, in the recent decades, it is
estimated a growth of 6 to 10% of bilingual institutions in the country, in addition, 1,200
institutions that are not bilingual are already starting to offer bilingual programs. That
way, it is necessary to emphasize the look at this new audience that is gradually taking
up space as additional language learners in regular schools. As well as for the training
of professionals who will work with this new audience. This research aims to
understand, from oral narratives, as an instrument of analysis, what the English
language teaching scenario is like for very young learners, according to the narratives
of teachers working in the area. Therefore, we seek to highlight what the narratives of
the participants reveals about the teaching of additional languages for very young
learners in regular schools of the region, considering the gaps of learning of the
graduation course, and to analyze possible similarities and differences between the
narratives of the participants, that allow us, partially, to know and understand this
teaching scenario. The methodology of this research is qualitative, having as analytical
theory the narrative approach of Labov (1972), (1997), Bastos (2008), Bamberg and
Georgakopoulou (2008), Bamberg (2012), De Fina and Georgakopoulou (2015) and
the analysis slides by Biar, Orton and Bastos (2021). The data for this study were
generated from unstructured narrative interviews with voluntary participants,
conducted by the researcher. The narrative interviews were conducted remotely,
recorded in audio and transcribed based on the principles of textual-interactive
oriented conversation analysis, according to the transcription conventions proposed by
Marcuschi (1986) and Mira (2016). The data were analyzed according to the narrative
approach of Labov (1972), among others, and the analysis slides of Biar, Barton and
Orton (2021). This research is justified by the gaps of learning how to teach additional
languages for very young learners in regular schools, present in the Letters and
Pedagogy courses of the region, in addition to the scarcity of academic productions to
support this teaching. The results of the study indicate that the teaching of English
language to children requires an experiential and academic knowledge of the teacher
that goes beyond that promoted by graduation. In addition, similar experiences
regarding the entry into teaching of very young learners reveal a need to emphasize the look at this training issue, in order to prepare a new professional for this new
audience.; |
metadataTrad.dc.subject |
Aprendizagem de línguas adicionais na primeira infância; Ensino de very young learners nas Escolas de Educação Básica; Ensino de inglês para crianças no Brasil; Narrativas de professores de inglês para crianças no Brasil; Additional language learning in Early Childhood; Teaching very young learners in Basic Education Schools; Teaching english to children in Brazil; Narratives of english teachers for children in Brazil; |
metadataTrad.dc.subject.cnpq |
ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística; |
metadataTrad.dc.type |
Dissertação; |
metadataTrad.dc.date.issued |
2022-12-09; |
metadataTrad.dc.description.sponsorship |
CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; |
metadataTrad.dc.rights |
openAccess; |
metadataTrad.dc.identifier.uri |
http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12206; |
metadataTrad.dc.publisher.program |
Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada; |