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Ensinar a aprender, aprender a aprender: preferências de aprendizagem e affordances no desenvolvimento de inglês como língua adicional à luz da abordagem ecológica

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Autor Amariz, Clarissa de Menezes;
Lattes do autor http://lattes.cnpq.br/2914635598764751;
Orientador Nicolaides, Christine Siqueira;
Lattes do orientador http://lattes.cnpq.br/7259165987281866;
Instituição Universidade do Vale do Rio dos Sinos;
Sigla da instituição Unisinos;
País da instituição Brasil;
Instituto/Departamento Escola da Indústria Criativa;
Idioma pt_BR;
Título Ensinar a aprender, aprender a aprender: preferências de aprendizagem e affordances no desenvolvimento de inglês como língua adicional à luz da abordagem ecológica;
Resumo Este trabalho investiga como alunos aprendizes de inglês como língua adicional percebem e reagem às affordances em relação a suas preferências de aprendizagem à luz da Abordagem Ecológica (VAN LIER, 2002, 2004). Os dados da pesquisa foram gerados a partir de narrativas produzidas pelos aprendizes em resposta a um questionário autorreflexivo de preferências de aprendizagem, no qual deveriam refletir sobre suas preferências e suas trajetórias como aprendizes de inglês; e a uma entrevista semiestruturada via WhatsApp a que tiveram a opção de responder de forma oral ou escrita, em língua portuguesa ou inglesa. Além de perceber e refletir sobre suas preferências, os participantes também puderam pensar a respeito das affordances, conceito da perspectiva ecológica que explica a noção de percepção e ação dos indivíduos em seu ambiente. Neste trabalho procuramos ver como tal conceito se aproxima da Linguística Aplicada e do ensino e aprendizagem de línguas adicionais e como ele pode trazer benefícios a este processo. Também analisamos como as preferências e as affordances podem emergir na aprendizagem e como elas se relacionam. Além do questionário e da entrevista, foi aplicado, em um primeiro momento, um questionário para traçar um perfil dos participantes, e a professora pesquisadora também manteve um diário de anotações ao longo das aulas enquanto a pesquisa acontece, de modo a registrar comentários e impressões dos aprendizes a respeito da geração de dados, bem como suas próprias impressões sobre o envolvimento dos participantes na pesquisa. Escolhemos a Abordagem Ecológica como base teórica deste trabalho por acreditarmos que seus principais conceitos, incluindo as affordances, conseguem explicar de maneira contextualizada o processo de aprendizagem e a percepção dos alunos sobre suas preferências. Nos dados gerados, encontramos de maneira significativa as seguintes relações: affordances e ensino online; affordances, emergência e linearidade; e affordances e preferências de aprendizagem, nas quais estabelecemos relações e observamos que tipos de affordances emergiram e quais os alunos perceberam, além de averiguar quais ações eles tomaram a partir dessas percepções. Esperamos, com este trabalho, contribuir com pesquisas que versem sobre as preferências de aprendizagem de modo a dar oportunidade aos aprendizes para refletirem a respeito de aspectos relevantes de suas aprendizagens, além de dar subsídios para que possam pensar em estratégias para aprimorarem e melhor vivenciarem este processo.;
Abstract This work investigates how learners of English as an additional language perceive and react to affordances in relation to their learning preferences in the light of the Ecological Approach (VAN LIER, 2002, 2004). The research data were generated from narratives produced by learners in response to a self-reflective questionnaire on learning preferences, in which they should reflect on their preferences and their trajectories as English learners; and a semistructured interview via WhatsApp in which they had the option to respond orally or in writing, in Portuguese or English. In addition to perceiving and reflecting on their preferences, the participants were also able to think about affordances, a concept from the ecological perspective which explains the notion of perception and action taken by individuals in their environment. In this work we try to see how this concept relates to Applied Linguistics and to the teaching and learning of additional languages and how it can benefit this process. We also analyze how preferences and affordances can emerge in learning and how they relate to each other. In addition to the questionnaire and the interview, a questionnaire was applied, at first, to outline a profile of the participants, and the researcher teacher also kept a journal throughout the classes taught along the research in order to record comments and impressions of the learners about data generation, as well as their own impressions of the participants' involvement in the research. We chose the Ecological Approach as the theoretical basis of this work because we believe that its main concepts, including affordances, can explain in a contextualized way the learning process and students' perception of their preferences. In the generated data, we significantly found the following relationships: affordances and online teaching; affordances, emergence and linearity; and affordances and learning preferences, in which we establish relationships and observe what types of affordances emerged and which students perceived, in addition to ascertaining what actions they took based on these perceptions. We hope, with this work, to contribute to research that deals with learning preferences in order to give learners the opportunity to reflect on relevant aspects of their learning, in addition to providing subsidies so that they can think of strategies to improve and better live this process.;
Palavras-chave Preferências de aprendizagem; Affordances; Abordagem ecológica; Aprendizagem de inglês; Learning preferences; Ecological approach; English learning;
Área(s) do conhecimento ACCNPQ::Lingüística, Letras e Artes::Lingüística;
Tipo Tese;
Data de defesa 2022-03-29;
Agência de fomento CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior;
Direitos de acesso openAccess;
URI http://www.repositorio.jesuita.org.br/handle/UNISINOS/12205;
Programa Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada;


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