Abstract:
Este trabalho investiga como alunos aprendizes de inglês como língua adicional percebem e reagem às affordances em relação a suas preferências de aprendizagem à luz da Abordagem Ecológica (VAN LIER, 2002, 2004). Os dados da pesquisa foram gerados a partir de narrativas produzidas pelos aprendizes em resposta a um questionário autorreflexivo de preferências de aprendizagem, no qual deveriam refletir sobre suas preferências e suas trajetórias como aprendizes de inglês; e a uma entrevista semiestruturada via WhatsApp a que tiveram a opção de responder de forma oral ou escrita, em língua portuguesa ou inglesa. Além de perceber e refletir sobre suas preferências, os participantes também puderam pensar a respeito das
affordances, conceito da perspectiva ecológica que explica a noção de percepção e ação dos indivíduos em seu ambiente. Neste trabalho procuramos ver como tal conceito se aproxima da Linguística Aplicada e do ensino e aprendizagem de línguas adicionais e como ele pode trazer benefícios a este processo. Também analisamos como as preferências e as affordances podem emergir na aprendizagem e como elas se relacionam. Além do questionário e da entrevista, foi aplicado, em um primeiro momento, um questionário para traçar um perfil dos participantes, e a professora pesquisadora também manteve um diário de anotações ao longo das aulas enquanto a pesquisa acontece, de modo a registrar comentários e impressões dos aprendizes a respeito da geração de dados, bem como suas próprias impressões sobre o envolvimento dos participantes na pesquisa. Escolhemos a Abordagem Ecológica como base teórica deste trabalho por acreditarmos que seus principais conceitos, incluindo as affordances, conseguem explicar de maneira contextualizada o processo de aprendizagem e a percepção dos alunos sobre suas preferências. Nos dados gerados, encontramos de maneira significativa as seguintes relações: affordances e ensino online; affordances, emergência e linearidade; e affordances e preferências de aprendizagem, nas quais estabelecemos relações e observamos que tipos de affordances emergiram e quais os alunos perceberam, além de averiguar quais ações eles tomaram a partir dessas percepções. Esperamos, com este trabalho, contribuir com pesquisas que versem sobre as preferências de aprendizagem de modo a dar oportunidade aos aprendizes
para refletirem a respeito de aspectos relevantes de suas aprendizagens, além de dar subsídios para que possam pensar em estratégias para aprimorarem e melhor vivenciarem este processo.